Spirito Spa - Sheraton Lisboa Hotel & Spa

Alojamento associado: Sheraton Lisboa Hotel & Spa
Horário de Funcionamento: Todos os dias, das 07:00 às 22:00
Serviços: Bar, Ginásio, Parque estacionamento, Restaurante

Situado no coração de Lisboa, o Spirito Spa é um templo bem-estar de 1500m2, inspirado e desenvolvido sobre uma atmosfera mediterrânica, onde reina o requinte, o conforto e a excelência. É composto por sete suites de tratamento, suite VIP para dois, suite de tratamentos Vichy, suite de relaxamento, experiência de calor (Hammam), zen lounge, piscina exterior, vitality pool, ginásio, salão de cabeleireiro e bar.

Morada: Rua Latino Coelho 1
Código Postal: 1069 025 LISBOA
Tel: 213120213
E-mail: spirito@sheraton.com
Site: www.spiritospalisboa.com/
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: São Sebastião da Pedreira

Spirito Spa – Sheraton Lisboa


O spa das mil e uma delícias


Céu Coutinho

Um dos mais luxuosos hotéis de Lisboa, sobejamente conhecido por oferecer uma das melhores vistas panorâmicas da cidade, a partir do bar/restaurante no topo do emblemático edifício nas Picoas, também é capaz de lhe tirar a respiração uns bons pisos abaixo. Por mais de uma razão, o Spirito Spa do Sheraton Lisboa vai deixá-lo sem fôlego.

Um spa de luxo no meio da cidade é aquela espécie de sítio capaz de nos transportar realmente para outra dimensão. Há qualquer coisa de vagamente irreal no facto de deixarmos para trás um dia útil igual aos outros e entrarmos na atmosfera delicada, subtil, quase etérea do Spirito Spa. A quebra com a rotina faz-se também pela mudança radical de ambiente. Há sempre um certo frisson em transpor a porta de um hotel de luxo na nossa própria cidade.

Esse é o primeiro desafio. O Spirito Spa quer posicionar-se acima de tudo como um local de refúgio e bem-estar para quem vive e trabalha em Lisboa. Dentro da lógica do que acontece, aliás, com os outros espaços públicos deste hotel de 5 estrelas, como o bar e o restaurante panorâmicos.

A primeira coisa a saber é que não precisa de marcar uma massagem ou tratamento para frequentar o spa. Pode optar por um programa de utilização das facilidades existentes, como a piscina interior (vitality pool), o hamman (banho turco) ou apenas a piscina exterior, aberta todo o ano. (Dizem-nos que não é incomum a prática de rituais que associamos mais aos povos nórdicos, como uma sessão quente no banho turco seguida de um mergulho na água fria).

Junto à piscina fica o Spirito Bar que serve refeições ligeiras (leves em calorias mas ricas em sabor e nutrientes, claro está). Poderá, pois, desfrutar de um almoço tranquilo e saudável, antes ou depois de usufruir do retemperador circuito de águas e da zona de relaxamento, com camas individuais voltadas para a piscina.

Morjana, essências de Marrocos

Se optar por fazer uma massagem ou terapia, irá travar íntimo conhecimento com a marca Morjana France, com a qual o Spirito Spa trabalha em exclusivo. Âmbar e hortelã pimenta são duas das essências que representam bem o espírito desta marca de beleza de tom exótico. Aromas quentes, intensos que nos remetem para ambientes carregadinhos de sensualidade e mistério. Morjana, já agora, refere-se a um fragmento de uma argila amarelada, com propriedades benéficas para despertar o corpo e a mente.

Começamos por vivenciar o Ritual do Hamman, uma experiência de inspiração marroquina em que temos um primeiro contacto com as essências e fragâncias Morjana. Antes de entrarmos na suite do hammam, que está aquecida a 50º, a nossa pele é suavemente esfregada com sabão preto com eucalipto, ingredientes que ajudam a abrir os poros e a preparar a epiderme para a libertação de toxinas proporcionada pelos vapores quentes.

Após uma permanência de 10 a 15 minutos (consoante a nossa tolerância à elevada temperatura), somos conduzidos à sala do duche Vichy. Deitados na marquesa de mármore aquecida, a nossa pele é então suavemente esfoliada com uma luva Kessa, exclusiva da marca. Depois é aplicado um hidratante de manteiga de karité com gotas de óleo de argan. A nossa pele reverbera de macieza. Estamos prontos, prontíssimos, para a Massagem Morjana.

Uma suite só para si

No Spirito Spa não há gabinetes ou salas de massagens. Apenas suites de tratamento. Independentemente da massagem ou terapia que escolher, será conduzido a uma das setes suites disponíveis. Atravessar a porta que dá acesso a esta zona do spa é como cruzar outro portal de acesso a delícias inimagináveis. Sentimos de imediato as vibrações da atmosfera zen que emana do corredor que, por sua vez, dá acesso a mais sete portas (parece um conto de Xerazade). Atrás de cada uma, está uma suite reservada para si.

A amplitude do espaço não afeta o aconchego. A marquesa colocada ao centro é de dimensões generosas, extremamente confortável, a melhor que já experimentámos. De barriga para baixo, com o rosto afundado na concavidade a esse fim destinada, alcançamos facilmente o ajuste certo do corpo e da cabeça, o abandono profundo do relaxamento total.

A jovem terapeuta, afável e sorridente, dedica-se então às nossas costas com a devoção de uma missão a ser cumprida com vagar, vigor e voluptuosidade. São trinta minutos apenas mas tentamos não pensar nisso. A existir, seria bom que a eternidade se parecesse com um momento assim.

Seja pelas artes da terapeuta, pela real entrega do corpo e da alma, por toda a envolvência aromática, musical, sensorial, os trintas minutos prolongam-se num tempo indefinido de sonolência e bem-estar. Cada centímetro das nossas costas é merecedor de pressões e movimentos diversos, de intensidades variadas, aplicadas com os dedos, as palmas e as costas das mãos, os punhos, os braços. O pescoço e a nuca alinham-se quando a terapeuta se posiciona à nossa frente, deixando ver os pés bem tratados, de unhas sobriamente pintadas. A seguir à zona lombar, a cervical é o nosso ponto enfraquecido pelo que regozijamos com aquela investida.

Por muito elástica que seja aquela mágica meia-hora, o tempo acaba por se esgotar. É sempre assim. Depois de nos cobrir com uma toalha felpuda, abanar e apertar firmemente os músculos, a voz suave da jovem soa próxima e longínqua, ao mesmo tempo: “O tratamento terminou. Fique à vontade. Levante-se só quando estiver preparada.” Alguma vez estaremos?

Quando o coração bate mais forte

E agora algo completamente diferente. Imagina-se aos saltos num sítio como o que acabámos de descrever? Nem por isso, certo? Mas o Spirito Spa integra uma componente de fitness (indissociável do bem-estar holístico, total) que poderá surpreendê-lo. Em vez dos convencionais e um pouco aborrecidos aparelhos de cardio-fitness, que tal experimentar uma sessão de Kangoo Jumps?

Dizem-nos que já há quem ande a correr à beira-rio com este calçado esquisito que eleva o praticamente a 20 cm do chão e o põe a balançar de forma divertida para os outros, embaraçosa para o próprio. A professora Sandra ajuda-nos a enfiar os kangoos nos pés e a assumir, pouco a pouco, a nossa nova condição. Afinal não é tão difícil como parece (estar em pé e saltitar, não correr!) e rapidamente começamos a imitar os movimentos da instrutora e a seguir a curta coreografia esboçada. Curta mas intensa. Como se imagina andar aos saltos desta maneira é das atividades que maior número de calorias despende. E o bem que faz às coxas e quadríceps é coisa que Sandra não se cansa de realçar (sabendo como o público feminino é sensível a argumentos destes). A definição técnica diz que este é o “calçado desportivo com o menor impacto do mundo” (amortece até 80% do impacto). Favorece a perda de peso e tonificação geral dos glúteos, pernas e gémeos.

Em suspensão

Num registo totalmente diferente, o yoga suspenso é outra das atividades imprevistas que o Spirito Spa coloca à disposição de hóspedes e visitantes. A nossa abordagem a esta prática foi, infelizmente, demasiado sucinta. Mas refira-se que o instrutor presente para nos iniciar em tão acrobática modalidade foi um artista do Cirque du Solei. À leveza com que João demonstrou uma sequência básica (que consistia em sustermo-nos pela cintura na faixa de pano suspensa de uma trave e balançarmo-nos elegantemente para a frente e para trás, nunca movimentando os pés), nós, os iniciados, respondemos com movimentos algo aflitivos. Mas ainda assim deu para vislumbrar as potencialidades de um tipo de yoga que nos leva a flutuar acima do chão.

O rol de sensações que uma só manhã no Spirito Spa pode induzir vai da completa alienação (no bom sentido, no melhor dos cinco sentidos!) à excitação saltitante de uma atividade/brincadeira que desperta em nós a vontade infantil de andar aos pulos.

Aliás, nada como exercitar bem o corpo, suar por todos os poros, e entregar-se depois ao prazer de um ritual especializado. Segredos de Rosa e Argan (tratamento de rosto), Ritual Berber (corpo) ou Ritual das Mil e Uma Noites (rosto, corpo e cabelo), além do Ritual do Hamman aqui descrito, são os tratamentos Morjana disponíveis. Para uma ocasião verdadeiramente única e especial, pode reservar a suite VIP para dois. Só não pode mandar fechar o spa para si.


Preços:
Ritual do Hammam
120€ - 80 min.

2014-10-08
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora