Datado de finais do século XIX, o Solar de Chacim fica situado na aldeia com o mesmo nome, em pleno Nordeste Transmontano, no sopé da serra de Bornes. Cenário ideal para o contacto íntimo com a natureza, para respirar ar puro, dar grandes passeios a pé e praticar diversos desportos. Dispõe de 6 quartos equipados com aquecimento central e telefone. Para um aperitivo, o hóspede pode utilizar o bar do hotel. A unidade possui ainda piscina, campo de ténis e jardim.
Acessos: Do Norte, apanhar o IP 4 sair em Macedo de Cavaleiros. Do Sul, apanhar o IP 2 até ao Nordeste Transmontano. O Solar de Chacim fica a 12 Km de Macedo de Cavaleiros.Uma casa de família
Viajámos até ao extremo nordeste do país, para encontrarmos o nosso refúgio num solar do século XIX perfeitamente remodelado para acolher os hóspedes com todo o conforto e tranquilidade desta região de Portugal. O Solar de Chacim situa-se em Macedo de Cavaleiros, terra defendida pela montanha de Bornes, numa das províncias mais agrestes do pais. Mais propriamente, o solar situa-se em Chacim, outrora uma das principais localidades da zona, pois detinha a cidade de Macedo de Cavaleiros, agora sede de concelho.
Entrar no Solar de Chacim é como retroceder alguns anos na nossa historia para nos apercebermos do ambiente de uma casa típica daquela região: o soalho irregular, os quartos perfeitamente decorados e o corredor com as várias portas de acesso aos aposentos. A sala, onde a lareira faz lembrar o ditado que por lá se ouve: “Em Trás-os-Montes temos nove meses de Inverno e três meses de Inferno”. Seja como for, a província mais extrema de Portugal guarda encantos sem fim, seja pela vista dos montes que parecem desafiar e rasgar o céu, seja pela tranquilidade de lagoas que encontramos aqui e ali, seja pelas tradições que se fazem por lá sentir de forma ainda muito genuína.
A casa de família é mais do que um espaço de turismo, e o acolhimento propriamente dito, uma vez que somos recebidos como se fizessemos parte de uma familia da região. A vivacidade e o entusiasmo com que nos falam da zona e da história do solar deixam-nos viajar, sentados nos confortáveis sofás da sala principal ou vagueando pelos jardins, em busca das árvores em flor ou, se for Verão, de um banho revigorante na piscina da casa, seguido de um fim da tarde quente no alpendre.
O Nordeste Transmontano
Não podemos, contudo, deixar de sugerir um passeio pelo Nordeste. Hoje em dia as estradas da região permitem-nos chegar com facilidade a Bragança, por exemplo, para aí confrontarmos uma das cidades mais características de Portugal. Um passeio ao final da manhã pelo castelo de Bragança é um dos programas mais apetitosos para quem gosta de unir o descanso à cultura. Mas também a Albufeira do Azibo, para quem gosta de desporto e caminhadas, representa um cenário ideal, capaz de fazer sonhar o mais céptico dos visitantes.