Trata-se de um espaço agradável, onde os grelhados tem o seu destaque. O ambiente é suave proporcionado pelo lilás das paredes e das flores nas jarras. A sala é ampla e confortável e o atendimento é eficiente.
Dia(s) de Encerramento: SegundasEm Matosinhos, na esquina da central Av. Serpa Pinto com a Rua Conde S. Salvador, bem próximo do Porto de Leixões, encontra a Segundacasa. Fica num sítio que se tornou conhecido dos apreciadores de bom peixe, o Fernando, hoje em novas instalações na rua Heróis de França. Nesta zona onde porta sim porta não se grelham peixes na rua, este restaurante marca a diferença pelo seu estilo, num registo diferente. A Segundacasa é na realidade um local onde se sente bem. O lilás, o tom que predomina desde as paredes até às flores que sobressaem no branco das mesas, transmite calma. Liga bem com a cor de cobre do amplo balcão, pontuado por vistosa jarra de flores frescas. A sala é espaçosa, as cadeiras confortáveis, copos e faqueiro bem escolhido e um serviço branco com algumas peças diferentes do comum.
Uma nova dedicação
Um jovem casal, ela antiga manequim, ele musico de profissão, decidiram há pouco abrir um restaurante.
Na cozinha, onde a proprietária também intervém, a responsabilidade principal é da sua irmã. Contrariamente ao que se poderia pensar pelo ambiente desta nova casa, não vamos encontrar uma cozinha muito diferente das tradições matosinhenses, onde o peixe fresco continua a desempenhar o papel principal.
Alguma ênfase é posta nas entradas, compostas de uma dúzia de petisquinhos, que podem incluir opções fora da lista. Marisco fresco e lulinhas fritas, polvo com molho verde, pataniscas de bacalhau acabadas de fritar e um sortido de enchidos de boa proveniência, são as principais escolhas.
Voltando ao peixe, na grelha são bem tratados o sargo, o robalo e o linguado. O peixe galo revelou-se de extrema frescura e boa fritura, em filetes, acompanhado do típico arroz “à Matosinhos”, malandro, com legumes e enchidos, servido bem temperado num tachinho de barro preto, que lhe preserva a temperatura até ao final da refeição.
O polvo, bem tenro, preferiu-se assado no forno com azeite de qualidade, acompanhado por batatas a murro e grelos. Por sugestão, provou-se o caril da casa, prato que consta de uma lista de encomenda prévia mas disponível no dia. Revelou-se exactamente aquilo que é, um caril feito à moda de casa, portuguesa, com base no camarão. Nos pratos por encomenda encontram-se sugestões interessantes como o caril de navalheiras, a moamba, o arroz de cabidela, a caldeirada de peixe e o peixe assado no forno. Alguns pratos de caça como a perdiz estufada, de escabeche ou em canja, são especialidades, ainda por encomenda, deste restaurante, que também aceita sugestões adicionais do cliente. Nas carnes, o bife à casa recomenda-se. Passando ao sector mais doce, encontram-se algumas novidades como o bolo de figo, a não perder. As rabanadas não conhecem época. As bolachas servidas com o café são uma boa surpresa. Dos vinhos, há a dizer que é honesta a proposta de escolhas de uma garrafeira ainda recente, podendo encontrar, o que é cada vez mais raro, boas relações qualidade preço, além de dois a três vinhos servidos a copo. Esta Segundacasa onde a simpatia do serviço complementa a seriedade da cozinha, tem a vantagem de receber ao almoço de domingo. E bem.
2006-06-07