288º

de 11206
ver todos

SCHOOL by Everything About Sushi

288º

de 11206
ver todos
Animação: Show Cooking regular dos futuros chefes de Portugal

Um restaurante pensado e organizado para ser uma Escola de Sushi ao mesmo tempo que proporciona aos clientes um sushi de elevada qualidade a um preço justo. O espaço permanece aberto das 10 às 22 horas dinamizado por uma equipa de alunos que desempenham todas as funções inerentes a um restaurante. Os clientes podem entrar, estar, observar as aulas, fazer as refeições, enfim, partilhar o dia a dia de uma escola especializada.O restaurante tem uma sala com cerca de 45 lugares sentados, com serviço à mesa. Os clientes podem optar por fazer o pedido na receção e levar para o Food Court ou encomendar e levar as boxes Take Away para casa ou para a empresa.A ementa apresenta igualmente um conceito inovador. Para além de uma proposta constante de sabores que vai ao encontro dos paladares mais experimentados, o restaurante tem semanalmente uma oferta que incide sobre as variantes de sushi que os alunos estão a praticar.Assim, cada cliente fará a sua escolha em função das propostas de cada dia e poderá fazê-lo, peça a peça, sem estar condicionado a menus previamente definidos. As sugestões de bebidas são adequadas à cozinha que propomos: alguns vinhos, os chás, os refrigerantes mais procurados, e o gin.No final é muito importante deixar a sua opinião. Será convidado a avaliar tudo - consistência do peixe, a frescura do arroz, a beleza do empratamento, a simpatia dos Alunos, a comodidade, enfim, tudo o que deve fazer parte de uma boa experiência de sushi. Para o fazer voltar e recomendar.

Dia(s) de Encerramento: Domingos
Horário de Encerramento: 22:00
Lotação: 45
Preço Médio: 10.00
Serviços: Ar condicionado
Tipo de Restaurante: Japonesa
Horário de Funcionamento: Das 10:00 às 22:00.
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Edificio Amoreiras Plaza Piso -1, Loja 1
Código Postal: 1070 103 LISBOA
Tel: 213470320
E-mail: geral@everythingaboutsushi.com
Site: www.everythingaboutsushi.com
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Santa Isabel

Restaurante School - Lisboa


É o primeiro Restaurante Escola de comida japonesa, em Lisboa. No School não há ementa, os alunos estão atrás do balcão e o cliente pode dar a sua avaliação.


Bárbara Bettencourt

Chama-se School mas a comida está muito longe da cantina do liceu. Aqui não há sopa de feijão-verde, nem almôndegas com esparguete, há sushi feito na hora por alunos concentrados sob a batuta do chefe Paulo Morais. O melhor é que os clientes podem comer tudo a um preço simpático e no fim, se quiserem, deixar uma avaliação no quadro de ardósia pendurado à entrada. Não conta para a nota, mas o diretor garante que é tida em conta pela equipa.

Formação intensiva

Bastaram alguns estudos de mercado para Paulo Morais, Gonçalo Fonseca, Tiago Rodrigues e Miguel Caetano decidirem criar a empresa Everything About Sushi. Com tanta gente a querer comer sashimi, nigiris e makis e uromakis, começavam a escassear profissionais habilitados a manejar facas afiadas. Paulo Morais – o conceituado chefe do restaurante Umai - sentia na pele a pressão do mercado. Habituado a dar workshops recebia cada vez mais chamadas em busca de mão-de-obra especializada. “Havia uma lacuna evidente no campo da formação”, conta-nos ao balcão do School. 

Primeiro abriu apenas como escola, em fevereiro passado, com um curso de formação intensiva: dois meses de aprendizagem mais dois de estágio num restaurante. “Depois percebemos que os alunos quando iam para o mercado de trabalho tinham um choque porque não estavam preparados para as exigências da restauração e decidimos abrir um  restaurante escola". O School abriu em maio, no Amoreiras Plaza, em Lisboa, e permite que os alunos passem por todas as secções de um restaurante - copa, cozinha, sala... - antes de começarem a trabalhar, explica o diretor da escola.

Sushi surpresa na hora

Assim que aprendem o básico os alunos são “lançados” ao balcão do School para fazer o almoço e o jantar dos clientes. Não há ementa e o sushi é preparado na hora. “O cliente pede uma box com 8, 12, 16 ou mais peças e pode especificar alguma preferência ou alertar para algo que não goste. Além das ofertas mais comuns, teremos algumas iguarias especiais em modo surpresa, como rolos feitos só em esteira ou sushi prensado”, revela Anna Lins enquanto supervisiona o trabalho dos alunos atrás do balcão. O olhar atento da professora avalia as técnicas de corte e montagem das peças que vão sendo feitas. Compenetrados, eles cortam fatias fininhas de peixe e fruta, fazem rolos, apuram molhos. Hoje é noite de ensaio geral e há um nervoso miudinho no ar na antecipação da abertura ao público.

A ideia é abrir nova turma em breve. “Os alunos novos ficam na cozinha a aprender e apoiam a equipa mais avançada ao balcão. Desta forma, também podem aprender uns com os outros”, explica Ana Lins. Dos seis inscritos nesta edição do curso só um tem antecedentes de cozinha, os outros vêm de áreas tão diversas como a medicina ou a psicologia. Carlos de Oliveira, 41, por exemplo, fazia sushi em casa para os amigos e o feedback era tão bom que arriscou candidatar-se ao curso. “A ideia de fazer disto profissão foi ganhando forma. É uma área muito criativa, embora as pessoas pensem que é só fazer rolos. Experimentam-se produtos, receitas, molhos...”.

Almoço peça a peça e jantar degustação

Além de aulas de sushi os alunos têm formação em higiene alimentar, nutrição e serviço de sala. Há estágio profissional incluído assim como avaliação final e os níveis de empregabilidade são bons, garante o sócio Gonçalo Fonseca, explicando que os formandos ficam na base de dados da empresa até serem chamados para colocação num restaurante. Em alternativa podem ter prioridade na aquisição de licenças para espaços de venda de sushi, outra das áreas de atuação da Everything About Sushi juntamente com o catering.

Se ficou com o bichinho, saiba que qualquer pessoa se pode candidatar ao curso. Custa 3790€ e implica quatro meses de formação. Se o único bichinho ativado foi o da fome, é mais simples. Basta dirigir-se ao School das 10h às 23h, sentar-se numa das mesas de madeira e pedir uma box de sushi com um número (par) de peças à escolha. O preço é de 50 cêntimos por peça.

Ao jantar existe ainda um menu de degustação que inclui sopa, entrada –pode ser um sunomono (salada típica japonesa com molho avinagrado), um ceviche (peixe marinado em sumo de limão) ou umas gyosas (pastéis japoneses) -, assim como as peças de sushi do dia à descrição e uma temaki (sushi em formato de cone). Para acompanhar, pode optar por vinho, chás, refrigerantes ou gin. A terminar a aula, aliás jantar, há sempre fruta laminada e gelados caseiros com sabores inspirados na gastronomia oriental, como os chás. Por isto tudo, paga 14,90€ e não tem de ir ao quadro nem levar trabalhos para casa.

2013-07-11
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora