Robinson Club Quinta da Ria

Situado num lugar idílico, entre dois dos melhores campos de golfe do país, o Robinson Clube Quinta da Ria é um empreendimento vocacionado para os amantes do golfe. Integra o moderno Spa WellFit, três restaurantes (buffet, especialidades e cozinha saudável), quatro campos de ténis de areia de quartzo , piscinas exteriores, bicicletas, entre outros equipamentos e serviços.

Localização: Beira-mar
Nº de apartamentos: 285
Serviços / Equipamentos: Ar condicionado em áreas comuns, Ar condicionado nos quartos, Bar, Bicicletas, Campo de golfe, Espaço / equipamento para acesso à internet, Ginásio, Jardim, Parque infantil, Piscina infantil, Piscina interior, Restaurante, Sala de estar comum, Sala de TV e/ou vídeo, Sauna, Segurança ou vigilância, Serviço de quartos, Telefone nos quartos, TV nos quartos, TV Satélite/TV Cabo, Aquecimento, SPA
Morada: Quinta da Ria
Código Postal: 8900 057 VILA NOVA DE CACELA
Tel: 281959000
E-mail: quintadaria@robinson.de
Site: www.robinson-ep.com
Distrito: Faro
Concelho: Vila Real de Santo António
Freguesia: Vila Nova de Cacela

Robinson Club Quinta da Ria – Vila Real de Stº António


O resort do corpo são em mente sã


Nelson Jerónimo Rodrigues

Autêntico paraíso para desportistas e não só, este refúgio quase secreto junto à ria Formosa já foi visitado por celebridades e atletas de todo o mundo, mas continua um ilustre desconhecido para os portugueses. Situado entre dois campos de golfe e o mar, o Club da Ria é frequentado sobretudo por turistas alemães e nórdicos mas promete receber de braços abertos todos os que gostam de atividade física, praia e muita animação.

Conhece a história de Robinson Crusoe, o náufrago aventureiro que viveu durante longos anos numa ilha deserta? Pois bem, foi ela que inspirou o nome desta cadeia internacional de resorts porque o primeiro clube que abriu (há mais de 40 anos) situava-se precisamente na ilha de Fuerteventura (Canárias) que, à época, estava quase inexplorada.

Hoje, a marca Robinson pertence ao operador turístico alemão TUI e conta já com 26 clubes em todo o mundo, incluindo o Quinta da Ria, inaugurado em 2008. Também neste caso o grupo quis encontrar uma localização privilegiada pela natureza e longe da confusão que, nos meses mais quentes costuma caracterizar grande parte do Algarve.

A zona de Cacela, junto à ria Formosa, revelou-se por isso perfeita. Não só pela sua beleza e pacatez mas também porque no local já existiam dois campos de golfe – o Quinta da Ria e o Quinta de Cima -que favoreciam o desenvolvimento conjunto de um projeto turístico de qualidade e ambientalmente sustentável.

Famosos do desporto e não só

A existência de dois campos de golfe nas proximidades faz com que o resort seja muito procurado pelos praticantes desta modalidade mas está longe de ser exclusivamente para eles. Aqui são todos bem-vindos, desde casais a famílias completas, sem esquecer, é claro, os amantes das atividades físicas, para quem não faltam os mais variados equipamentos desportivos, como um ginásio, duas piscinas e campos de futebol, ténis, basquetebol e futebol de praia.

Não é por acaso que entre os visitantes mais famosos contam-se muitos desportistas consagradas, casos dos pilotos de Fórmula 1 Fernando Alonso e Mika Hakkinen, do ex-guarda-redes da seleção germânica Oliver Khan, do medalhado olímpico Linford Christie e até da equipa principal do Benfica, que aqui estagiou em três ocasiões.

Todos eles fazem parte da galeria de notáveis do Quinta da Ria (um cantinho no bar com fotografias dos famosos) onde também descobrimos a atriz Andi Mac Dowell e várias modelos, sobretudo alemãs. Já os portugueses mais famosos preferem passar despercebidos e até agradecem o anonimato que costumam ter entre tantos hóspedes estrangeiros.

Espírito WellFit

A pensar não só no corpo são mas também na mente sã, o Club Quinta da Ria disponibiliza um programa de bem-estar – o Well Fit – que promete ajudar os hóspedes a “viverem o corpo, o espírito e a alma como um só”. O objetivo passa por estabelecer o equilíbrio perfeito entre o exercício, a alimentação e os cuidados de beleza através de cinco pilares: GroupFitness & Workout, PersonalTraining, Body&Mind, WellFood e WellFit Spa (com massagens e tratamentos estéticos).

Se a ideia lhe agrada então também vai gostar das chamadas suítes Well Fit, que oferecem alguns mimos especiais como uma banheira de hidromassagem ou até a possibilidade de fazer uma massagem ou uma sessão de yoga (com profissionais credenciados) no conforto do quarto. Além desta, há mais cinco modalidades de alojamento: apartamento, quarto duplo, suíte, quarto económico e single com uma criança.

Seja como for, qualquer um dos 285 quartos disponíveis faz jus ao estatuto de quatro estrelas da unidade, primando pelo conforto e por uma decoração sóbria mas acolhedora. E em todos eles também não falta sequer um pequeno pátio ou um terraço individual onde apetece relaxar ao final da tarde.

Para miúdos e graúdos

O Robinson Club Quinta da Ria é um típico resort de tudo incluído onde apenas se pagam à parte as bebidas, os cuidados do spa e as refeições no Restaurante Pousada (por enquanto aberto apenas às quintas-feiras) que, neste caso, prima pelo serviço requintado e por uma gastronomia cuidada.

Bastante mais informal é o serviço buffet do restaurante principal, com pontos “front cooking” em que a comida vai sendo preparada no momento e à frente de todos.

A animação é outro dos pontos fortes do resort e até nem falta um teatro com espetáculos diários, seja de música, dança ou magia. Já as crianças têm o seu espaço de eleição no Roby Club, onde brincam, praticam desporto e aprendem, sempre sob a supervisão de um acompanhante com formação pedagógica.

Paraíso secreto

Para lá das moradias, dos campos de golfe e da zona de serviços fica o segredo mais bem guardado do resort: um beach club com bar e acesso privado à ria Formosa que vale a pena só pela paisagem e pela tranquilidade que oferece. Mas é claro que também tem a mais-valia de estar a dois passos do mar e de um areal quase deserto.

Durante a maré baixa basta atravessar a ria a pé e ao final da tarde há um sempre um barco privado que nos traz de volta. Nessa altura, espere pelo pôr-do-sol e vai ver que não se arrependerá porque o cenário fica ainda mais deslumbrante.

Por momentos quase pensamos que estamos num daqueles resorts idílicos das Caraíbas ou do Pacífico com areias finas e uma praia só para nós. Mas para quê ir tão longe se afinal também podemos encontrar o paraíso neste recanto do Algarve? 

 

2012-05-07
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora