Localizado na fronteira entre Matosinhos e o Porto, este restaurante dedica-se aos sabores do Japão na chapa. O ambiente, tal como o próprio nome indica, convida ao Zen e é completado pelos vários empregados rigorosamento trajados. O Show Men, contudo, tem todo o protagonismo. Poderá escolher entre sentar-se ao balcão e apreciar a confecção dos pratos ou num dos recantos da sala, se preferir um ambiente mais intimista.
Dia(s) de Encerramento: Não encerraQuer um jantar diferente? Será no Zen, certamente. Não, não é rima, foi mero acaso. O jantar é que é resultado de uma escolha. Bem sucedida.
À noite brilham mais os encantos do Zen. Não que ao almoço, durante o dia, seja de desprezar a situação deste restaurante, na fronteira entre Matosinhos e o Porto com a grandiosa escultural Anémona e o Atlântico mar bravo em frente. Mas não. È mesmo ao jantar que o brilho desce ao Zen.
Será agora a altura de explicar do que se trata. É um restaurante, claro. De especialidades japonesas, mas que nada tem a ver com outros, ainda que poucos, existentes no Porto, fiquemo-nos apenas por este limite geográfico. Tem algo de diferente.É na chapa, à volta da qual se instalam os clientes espectadores, que está a diferença.
O Ovo de Colombo
O desempenho do mestre cozinheiro, homem experiente nestas lides, encanta qualquer um. O amontoar de ovos, a quadruplicar o enigma de Colombo, que depois são cortados, sim, cortados, habilmente com facas de lâminas perigosas, dando origem na chapa escaldante e regada com a gordura devida, a uma espécie de omelete, que, mais uma vez, espante-se, é cortada, à distância , em pedaços, directamente para o prato do cliente!
Não hesite, aqui no Zen. Prove de tudo. Em várias sessões, claro, pois a escolha é muita.Peça uma opinião, se não for versado nestes temas nipónicos. Eles, os profissionais de serviço, sabem aconselhá-lo.
São um batalhão de profissionais, trajados a preceito, que se vêem na cozinha em permanente azáfama, da perspectiva directa do balcão. Mas o show man é o protagonista principal. E sabe que faz bem o que faz.
Existem outros sítios mais recatados, as mesas, para outras preferências, mas é aqui, no balcão que está o segredo. Da animação da diferença para um jantar bom e divertido, com alguma escolha de vinhos a condizer, servidos em copos honestos. O Alvarinho ou um Champagne poderão ser complemento adequado.
Em termos de serviço, o apoio é simpático e correcto.
Experiência de referência