O Volver é um restaurante que cruza duas gastronomias, a argentina e a portuguesa, de forma criativa e surpreendente. O chefe André Pires está ao comando desde maio de 2017, apresentando uma carta eclética e variada.
Bar/Sala de espera: Bar e Sala de EsperaDezoito anos depois, o restaurante Quinta dos Frades renasce no Lumiar com outro espírito e novas comidas. Mónica Penaguião salpicou o requintado espaço de roxo e amarelo, numa decoração pensada para fazer brilhar a recente carta de sabores de mercado criada pelo mediático chef Chakall.
É o que se chama dar a volta por cima. Depois da fase de ouro do restaurante, nos anos 90, e inconformados com o progressivo declínio que ameaçava o estabelecimento, os proprietários do Quinta dos Frades resolveram começar de novo. Fizeram obras, remodelaram o espaço, pediram ajuda ao chef Chakall para a elaboração da carta e criaram um novo conceito de restaurante.
O resultado é uma boa surpresa para quem cruza a porta do número 5 D da Rua Luís de Freitas Branco, no Lumiar. E não apenas pela simbiose entre conforto e modernidade conseguida pela decoração. No novo Quinta dos Frades, a cozinha de mercado e os produtos tradicionais são tratados com imaginação e respeito pelas estações do ano e sabores originais.
Sabores genuínos
Os pratos têm nomes detalhados. A alheira beirã é servida salteada sobre tiborna de batata com ovo de codorniz e coentros; e o salmão aparece braseado em crosta de ervas e acompanhado com açorda de ovas, grelos salteados e molho de manga, alhos e pimentos. Os olhos também comem. Mas mesmo nos pratos mais elaborados, como o risotto de cogumelos com vieiras salteadas e molho de crustáceos, o objectivo no novo Quinta dos Frades é sempre o de realçar o sabor autêntico dos alimentos.
É por isso que o peixe é comprado à D. Laurinda no mercado ou que a sócia Alexandra Gameiro escolhe diariamente os vegetais encomendados a fornecedores de produtos biológicos. E é pela mesma razão que o peixe é português e a carne é argentina. “O único critério é a qualidade”, diz Chakall.
O princípio do especialista é uma oferecer uma cozinha moderna, bem apresentada, mas real, plena de equilíbrio no que respeita aos sabores. Mas a imaginação faz parte da sua imagem de marca e revela-se também nas sobremesas, cuidadosamente preparadas sob a supervisão diária de Igor Martinho, chef escolhido pelo cozinheiro argentino para assumir a cozinha do Quinta dos Frades. A tarte de pêra é combinada com nozes, mel e sorvete de espumante e o tradicional pudim Abade de Priscos surge acompanhado de sorvete de tangerina e amêndoas torradas.