Integrado numa unidade de charme e luxo, é uma casa de referência na restauração algarvia e nacional, premiada com duas estrelas Michelin. Cozinha rica e criativa, quase excêntrica, da responsabilidade do chefe austríaco Dieter Koschina.
Dia(s) de Encerramento: Não encerraNum Algarve perdido, Um tesouro com duas estrelas.
Pois é mesmo na Praia da Galé, em Albufeira, que se esconde este tesouro, passe a insistência no pleonasmo destas associações inevitáveis ao mundo das pedras preciosas.
Mas, começando pelo nome, continuando pelo encanto do local e acabando na excelência da cozinha e do serviço, complementados na discrição do perfeccionismo eficaz desta equipe de profissionais, com estrelas incluídas, a permanência da referência é quase inevitável.
A atribuição das estrelas Michelin em Portugal nunca foi, e continua a não ser, uma questão de consenso. Por vários factores, que não cabem aqui serem explanados, o seu impacto não teve o mesmo nível de credibilidade na atribuição efectuada em países próximos.
No caso do restaurante Vila Joya a configuração foi, e é, no entanto, diferente.
Trata-se do único restaurante duplamente estrelado no país, na zona de maior incidência de uma procura sofisticada, conhecedora e exigente, identificável pelo cosmopolitismo inerente no Algarve topo de gama.
Dieter Koschina, da Áustria para Portugal: a “chef by chance”
Foi, como muitas vezes acontece ser, por uma coincidência, que o chefe Koschina veio parar a Portugal, a um Algarve muito especial, para por lá ficar, já lá vão mais de 15 anos.
Quando a mãe da actual proprietária, a alma deste ambicioso e , insista-se na referência, sucedido, projecto, pôs um anúncio por uma inesperada necessidade de quem conduzisse a sua cozinha, teve como resposta Dieter Koschina. Que veio para ficar.
Começou com uma pequena cozinha, mas, passados anos de êxito e o reconhecimento público e de clientes fiéis de todo o mundo, ”ganhou” uma outra cozinha, agora uma unidade de cinco estrelas, já que andamos por esta linguagem cósmica.
É neste local, com o equipamento que cumpre o sonho de qualquer cozinheiro que se preze, que Dieter se movimenta com a sua equipe, dando azo à sua criatividade, digamos, excêntrica.