Restaurante vegetariano situado perto do Jardim do Príncipe Real, de ambiente muito agradável, onde se destaca uma aprazível e recatada esplanada interior. A maior parte das refeições são confeccionadas com ingredientes de agricultura biológica e apresenta sugestões vegetarianas de versões de sabores tradicionais portugueses, como a caldeirada ou o cozido. Foi seleccionado como um dos 50 melhores restaurantes da cidade no concurso gastronómico Lisboa à prova. Existe desde 2004.
Dia(s) de Encerramento: SegundasEm Portugal, dizem os amantes de um bom naco de carne que não é o peixe que puxa a carroça. Mas os russos, com a sabedoria que lhes deve vir do frio contrapõem em provérbio que também não é o cavalo que a puxa... mas sim a aveia. E agora?
Hoje em dia, é perfeitamente possível um vegetariano viver sem restrições. Uma prova cabal do que afirmamos é o Restaurante Terra. Não serve carne nem peixe mas confecciona primorosamente vegetais, cereais e leguminosas, alimentos da terra.
Longe vão os tempos em que a cozinha vegetariana não tinha um sabor agradável por falta de condimentos ou de sabedoria do cozinheiro. Neste campo também o Terra é um bom exemplo com versões vegetarianas de sabores tradicionais. O seitan pode ser à Brás ou até à Gomes de Sá, a Açorda de Batata, as Almôndegas de Soja, a Caldeirada, o Cozido... Sugestões do buffet que variam diariamente, do almoço para o jantar mas que se preocupam com uma dieta saudável.
São cerca de 10 pratos quentes sem contar com a variedade de saladas e outras sugestões frias. Prova-se de tudo, mas repete-se apenas o que mais se gosta. Assim dá gosto.
Qualidade e frescura são duas premissas de sucesso. Os produtos confeccionados têm o selo da agricultura biológica. Não são só os vegetais, cereais, as leguminosas, o sal. É o caso do chá e café, dos refrigerantes, do vinho, do uísque e até do espumante. Na hora da decisão arrisque e aventure-se por paladares nada comuns como o sumo de gengibre com lima e especiarias. Caso tenha acertado no gosto não vai querer outra coisa.
O segredo é a esplanada recatada de acesso apenas pelo interior e que fica nas traseiras. Árvores à volta, uma fonte que deita água no seu breve murmurinho e a treliça de madeira a toda a volta a garantir a privacidade. Madeira de florestas controladas, nem outra coisa se poderia supor de quem se preocupa com o ambiente e só utiliza materiais reciclados e recicláveis.
Na pequena loja pode escolher ainda artigos de artesanato de comércio justo, incenso, chás, sabonetes artesanais. Coisas boas para nós e para a casa.