de 32
ver todos

Restaurante Piadussa

de 32
ver todos

Situado na aldeia de Pia do Urso, na Batalha, este restaurante encontra-se numa pitoresca casa de pedra. Aqui encontrará uma cozinha tradicional com sabores regionais como a morcela branca de arroz ou o bacalhau assado e couves de azeite com miolos de broa.

Dia(s) de Encerramento: Segundas
Especialidades: Bacalhau assado e couves de azeite com miolos de broa; Sopas de bacalhau; sopa da avó (terça-feira); tachada (quarta-feira); cozido à portuguesa(quinta-feira), sopas do verde (sexta-feira) ; chanfana (sábados e domingos).
Lotação: 70
Necessidade de reserva: Não é necessário
Observações: Não encerra em Julho, Agosto e Setembro.
Preço Médio: 15.00
Recomendado para grupos: Sim
Tipo de Restaurante: Regional
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 22:00
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Rua Pia do Urso 28
Código Postal: 2495 031 SÃO MAMEDE
Tel: 244703219
E-mail: restaurantepiadussa@sapo.pt
Distrito: Leiria
Concelho: Batalha
Freguesia: São Mamede

Restaurante Piadussa – Batalha


O que é tradicional é bom


Cláudio Garcia

A Pia do Urso é uma curiosa aldeia no concelho da Batalha, escondida desde há séculos em terrenos roubados ao maciço calcário estremenho. Numa das casas de pedra que caracterizam o lugar, recebida dos sogros por herança, Helena Bota resolveu avivar a memória da cozinha regional, recuperando sabores e tradições.

Do edifício centenário que Helena Bota aproveitou, nasceu uma sala com capacidade para 70 pessoas, decorada sem pretensões. Os destaques da ementa são os pratos típicos da freguesia: morcela branca de arroz como entrada, bacalhau assado e couves de azeite com miolos de broa
(diariamente), sopas de bacalhau (diariamente), sopa da avó (à terça-feira), tachada (carne temperada à moda dos enchidos e cozinhada num refugado simples, à quarta-feira), cozido à portuguesa (quinta-feira), sopas do verde (com miúdos de vaca ou cabra, sexta-feira) e chanfana (sábados e domingos).

Num ambiente acolhedor, para não fumadores, em que as paredes em pedra são o principal elemento, a carta de vinhos volta a dar espaço à região, com os tintos Cruz de Avis, Facaia e Real Batalha a marcarem presença numa lista em que se destacam o Manta Rota (Alentejo) e o Quinta do Portal (Douro).

À beira do eco-parque

No espaço que dirige, Helena Bota recupera a gastronomia que aprendeu desde menina com a mãe e as avós, à qual procura adicionar um serviço atencioso, quase familiar. Antiga operária numa fábrica de louça, preparou petiscos no café do sogro e empregou-se num estabelecimento de restauração, até se decidir, em Maio de 2007, a ser dona do próprio talento.

Excepto nas segundas-feiras, o Piadussa recebe diariamente para almoços e jantares (12h00-15h00 e 19h00-22h00) e nos meses de Julho, Agosto e Setembro abdica do dia de folga. Com um preço médio por pessoa de 15 a 20 euros, incluindo entradas, vinho, café e sobremesa, o restaurante oferece outras possibilidades além da cozinha regional – pataniscas de bacalhau, orelha de porco e
enchidos ao começo; naco na pedra, polvo à lagareiro, secretos de porco ibérico e picanha; arroz doce, barriga de freira e doce de amêndoa a encerrar.

2009-05-20
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora