Situado junto ao Santuário do Bom Jesus, no Hotel Elevador, é um restaurante com vista panorâmica, muito famoso pela cozinha tradicional minhota. Ao comando da cozinha está, desde julho de 2014, o chefe Álvaro Costa.
Bar/Sala de espera: BarChegando por uma estrada aos esses pelo monte acima, onde as curvas têm que ser feitas com cuidado já que o carro tende a sentir uma grande atracção pelo penhasco de mata densa, vemos logo no complexo do Bom Jesus o Hotel do Elevador. A sua fachada térrea faz lembrar a casa de uma quinta familiar, mas sabemos que estamos prestes a entrar no melhor miradouro de Braga. A expressão «ver Braga por um canudo» é mesmo dali: das janelas traseiras do hotel estende-se toda a cidade de Braga, raiando desde o centro até se perder nas recentes construções de fim de século. É impossível não referir o bafo quente que sentimos quando se abre a janela do quarto e se deixa a cidade entrar: a luz em tonalidades arroxeadas de um pôr-de-sol do Norte apenas se desfaz lá em baixo na cidade que está prestes a deitar-se para dormir.
Embora Braga defenda o seu título de terceira maior cidade do país, ali nada se sente de reboliço ou agitação. A noite é muito calma, uma vez que nos encontramos no topo e o barulho da cidade perde-se pelas encostas. Prometeram-nos que de dia vemos o mar, no litoral de Esposende, atrás dos montes. Avisaram-nos também que nos deixássemos imbuir pela atmosfera mística do local: trata-se de um santuário abraçado por um parque natural de extrema riqueza e diversidade. Acordar ali é único: se deixarmos a janela aberta só vemos céu, para baixo e para cima. Parece mesmo que chegámos ao tal abençoado destino, tamanha é a altura em que nos encontramos. Porém com a lucidez vem a lembrança: trata-se do Hotel do Elevador, existe a antiga estalagem dos peregrinos para conhecer por dentro. E depois do pequeno almoço, um passeio por um jardim francês. No piso térreo do hotel, filas de arbustos bem aparados intercedem pequenas plantas e flores cuidadosamente tratadas neste pequeno labirinto «à la Versailles», montra principal da sala de festas.
2002-10-08