209º

de 11206
ver todos

Restaurante O Guarda-Mor

209º

de 11206
ver todos
Acessos para deficientes: Não
Ambiente e decoração: Restaurante com um ambiente agradável.

Situado entre o bairro típico da Madragoa e a chique Lapa, o restaurante Guarda-Mor vale a visita tanto pela boa comida, como pelo ambiente acolhedor e confortável. A gastronomia tradicional portuguesa é rainha e a lista dos vinhos inclui as referências mais importantes.

Bar/Sala de espera: Bar
Dia(s) de Encerramento: Sábados (Almoços), Domingos (Almoços), Segundas
Especialidades: Entradas: Pâté de fígado de pato e Morcela assada com broa de milho. Sopas: Sopa de peixe. Peixe: Açorda de gambas; Salada de tomate com gambas; Pataniscas de bacalhau; Peixinhos da horta; Choquinhos fritos à algarvia; Carapaus de escabeche; Filetes de peixe galo com arroz de grelos. Carne: Coelho assado à vilão; Perdiz estufada com couve lombarda; Arroz de cabidela; Iscas com batatas cozidas. Doces: Leite-creme queimado; Trouxas de ovos; Blatter; Tarte de framboesas; Praliné de chocolate.
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 55
Necessidade de reserva: Aconselhável.
Período de Férias: De 1 a 21 de Agosto.
Preço Médio: 18.00
Recomendado para grupos: Sim
Sanitários para Deficientes: Não
Serviços: Ar condicionado
Tipo de Restaurante: Grill, Portuguesa, Regional
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:00 (de Terça a Sexta-feira) e das 19:30 às 23:00 (de Terça-feira a Domingo).
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Morada: Rua do Guarda-Mor 8
Código Postal: 1200 682 LISBOA
Tel: 213978663
E-mail: guardamor2011@gmail.com
Site: www.facebook.com/pages/O-Guarda-Mor/122491197773222
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Santos-o-Velho

O Guarda-Mor - Lisboa


Cozinha Portuguesa com “élan”.


Mafalda César Machado

Descendo a íngreme Rua das Trinas, quase no final, na última travessa, que dá pelo nome de Guarda-Mor, ali encontra o restaurante com o mesmo nome.

A trabalhar há cerca de duas décadas, passou há uns dez anos para a responsabilidade de Sofia Carvalho que teve o cuidado de manter o estilo que ao longo do tempo muitos clientes fidelizou ao Guarda-Mor. Assim, o estilo da cozinha mantém-se o mesmo, continuando a executar com o seu cunho de cariz pessoal pratos simples, com boas referências da cozinha portuguesa.

Com carácter de permanência, a escolha é reduzida. Nas entradas, os peixinhos da horta são de não perder, com o seu polme fino, acabadinhos de fritar. São, com o paté de pato com chutney e a morcela assada com broa de milho, os mais antigos. Juntaram-se-lhe mais recentemente os cogumelos salteados com bacon, a salada de tomate com queijo fresco e oregãos. O queijo de Niza, em couvert, também merece a prova.

Passando ainda pelos pratos fixos, nos peixes encontramos as pataniscas de bacalhau com arroz de grelos, a açorda de gambas ou as mesmas fritas com molho de limão. Pelas carnes, as opções começam nos bifes, ou o tornedó, frito com alho, e prosseguem por três clássicos que no Guarda-Mor são particularmente sucedidos. São eles um excelente arroz de cabidela, de tempero forte, vinagre q. b. e cozedura no ponto, as iscas na frigideira cortadas finas, com as suas batatas salteadas, e o coelho com molho vilão.

Umas belas sugestões do dia

É na sequência da disponibilidade do mercado, ao longo dos dias da semana, que aparecem as propostas mais relevantes, entre as quais se contam uns filetes de peixe galo com arroz de grelos , uns choquinhos fritos à algarvia ou uns carapaus de escabeche.

Há que fazer justiça à Sofia Carvalho, que mantendo o estilo de sempre soube dar um novo “élan” à sua casa. Propostas mais variadas e interessantes como o são as azevias fritas com arroz de grelos, o polvo à lagareiro e a bela sopa rica de peixe. Na caça, a perdiz estufada com couve lombarda, faz uma boa figura. E muitas outras poderão ser as sugestões pelos diferentes dias da semana.

A carta propriamente dita, mudou, para melhor e o ambiente também. Uma refrescadela nas cores das paredes e um toque agradável no bar da entrada ajudaram. É correcto dizer que se está, e se come, hoje muito bem no Guarda-Mor.

Notas finais

2007-02-21
Deixe a sua avaliação
Andrea 2017-03-21

What a fantastic Restaurant to discover. Excellent Food and a good choice of wines. I absolutely recommend this place.

Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora