de 204
ver todos

Restaurante O Abocanhado

de 204
ver todos
Acessos: Situa-se na aldeia de Brufe, a cerca de 12 km da sede do concelho, Terras de Bouro, na vertente da Serra Amarela, a uma altitude de aproximadamente 800 m.
Ambiente e decoração: Ambiente rústico.

Inaugurado em 2006, distingue-se desde logo pelo edifício de linhas modernas perfeitamente integrado na paisagem, nos arredores da aldeia de Brufe, nos socalcos sobre o vale do rio Homem. Os materiais utilizados na construção e decoração do espaço são característicos da região e as amplas janelas envidraçadas permite desfrutar da paisagem a todo o momento. Em termos gastronómicos, o cabrito e a vitela barrosã são os pratos de eleição.

Dia(s) de Encerramento: Segundas, Terças
Especialidades: Cabrito das Encostas de Brufe; Vitela Barrosã; Chouriço; Salpicão e couves; Tibornada de Bacalhau; Pá de veado; Garnizé da Aldeia com Porto; . Sobremesas: Doce da casa; Pudim Abade de Priscos; Bufê de Sobremesas; Pêras Bêbadas; Aletria.
Lotação: 90
Observações: Encerra às segundas e terças e em alguns dias apenas está aberto à hora do almoço. Férias finais de Outubro e início de Novembro. Pode-se consultar o plano de trabalho na página do restaurante em www.abocanhado.com.
Preço Médio: 25.00
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional
Horário de Funcionamento: 12:15 - 15:15; 19:15 - 21:30
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Lugar de Brufe
Código Postal: 4840 020 BRUFE TBR
Tel: 253352944
E-mail: info@abocanhado.com
Site: www.abocanhado.com
Distrito: Braga
Concelho: Terras de Bouro
Freguesia: Brufe

Restaurante O Abocanhado - Gerês


Vista privilegiada para o Vale do Rio Homem em pleno parque nacional


Andreia Fernandes Silva

Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, descubra um restaurante instalado num belo edifício, em perfeita harmonia com a Natureza envolvente e a servir à base dos melhor produtos locais.

Quase que não se dá pela presença do edifício quando a caminho da aldeia de Brufe se procura o restaurante O Abocanhado. Uma placa discreta, mas de bom gosto, assinala a entrada por uma escadaria que nos obriga a encarar a paisagem. Em estado puro, estende-se a nossos pés o imenso vale do Rio Homem. Estamos em terras do Bouro, a 800 metros de altitude e à volta predomina a Serra Amarela e uma das paisagens características do Gêres. Na verdade, a vista funciona como um dos atractivos de uma casa apostada também em servir com qualidade. A arquitectura do edifício é outro factor que tem aliciado muitos curiosos, em especial arquitectos de máquina fotográfica a tiracolo. A atribuição da Medalha de Prata da Bienal de Miami Beach 2005 e a alta distinção da Architectural Review foram o primeiro reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido pelos arquitectos António Portugal e Manuel Reis. Primeiro porque o módulo ali criado de raiz teve como preocupação o respeito pela envolvente. Mas não só.

Elogio da descrição

Embutida no socalco, esta caixa rectangular é um exemplo de aproveitamento sustentável: a fachada é revestida a traves de madeira das linhas de caminho de ferro. De resto, só há espaço para o granito e a transparência do vidro, neste edifício de linhas rectas e muita subtileza no enquadramento harmonioso com a paisagem.

O cuidado em não desvirtuar a aldeia foi uma preocupação constante da dupla de arquitectos portuenses. O telhado está ao mesmo nível da cota da estrada e os materiais usados tiveram em conta as características de Brufe, uma povoação que tem mantido a sua traça original. A própria designação do restaurante foi beber inspiração ao glossário local: «abocanhado» significa uma aberta no tempo, um nome adequado para a forma do edifício.

2008-09-17
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora