493º

de 11206
ver todos

Restaurante Himchuli

493º

de 11206
ver todos
Acessos: Autocarros: 14, 15, 20, 27, 38, 43, 49. Eléctrico: 28. Fica na Rua do Sacramento, muito perto do local. Onde se cuza com a Infante Santo.
Acessos para deficientes: Não
Ambiente e decoração: É um local recatado, discreto e escondido. Quase não se dá pela sua existência. Uma vez no seu interior a ilumianação é fraca criando um ambiente intimista.A sala é pequena e está decorada com motivos nepalenses.
Animação: Não.

Cozinha nepalesa bem confecionada para saborear num espaço pequeno, acolhedor e intimista.

Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Especialidades: Entradas: Chamuça de frango; Chamuça de legumes; Pão típico frito ou grelhado; Pastéis de cebola com farinha de grão; Queijo frito com farinha de grão.; Pão com alho e salsa; Pão frito com com queijo. Sopas: Sopa de frango; Sopa de lentilhas; Sopa de espinafres secos e bambu. Vegetariano: Lentilhas com natas; Berinjelas assadas no carvão; Batata com caril; Caril de legumes com frutas secas e cajú; Pastéis de legumes e natas; Caril de batata com espinafres; Caril de queijo e natas; Caril de queijo com espinafres. Peixe: Camarão com cebola, pimentos e tomate; Camarão com espinafres; Camarão com cajú e natas; Camarão com côco e natas. Carne: Frango na brasa; Bife de borrego na brasa; Carne de borrego picada na brasa; Frango com alho, malaguetas verdes e ovo; Caril de frango com cogumelos frescos; Frango com manga; Frango com cajú e natas; Frango com côco e natas;Frango com brócolos Borrego com caril e cogumelos; Borrego com natas e especiarias; Borrego com lentilhas; Borrego com cajú e natas; Borrego com espinafres e caril. Doces: Doce de arroz; Doce de manga; Bolinha de leite; Gelado de manga; Pudim de natas com cajú e frutos silvestres.
Estacionamento: Não
Horário de Encerramento: 23:30
Lotação: 30
Necessidade de reserva: Aconselhável
Preço Médio: 14.00
Sanitários para Deficientes: Não
Tipo de Restaurante: Nepalesa, Take-away
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 12:00 às 23:30.
Morada: Rua do Sacramento a Alcântara 48
Código Postal: 1350 278 LISBOA
Tel: 213901722
E-mail: himchulirestaurante@hotmail.com
Site: www.facebook.com/Himchuli-260196254088817
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Prazeres

Himchuli - Lisboa


Já experimentou comida nepalesa?


Paula Oliveira Silva

À partida ninguém diz o que aqui está. Discreto, nada neste restaurante chama a atenção. Aliás, nem a porta se encontra aberta. Há que tocar para sermos atendidos. A sala é pequena, adjectivo que qualifica as 30 pessoas que em simultâneo podem tomar aqui a refeição. Em traços gerais, dá para se perceber que nada do que aqui está foi feito de raiz para um restaurante nepalês. Azulejos até meia-parede e ao fundo, a garrafeira de vinhos portugueses...

Tirando alguma decoração, como pequenas estátuas, alguns instrumentos pendurados e quadros mais típicos destas paragens, aqui poderia funcionar qualquer outro tipo de restaurante. A bem da verdade antes deste projecto, os mesmos donos aqui alojaram um restaurante italiano. Mas os clientes com mais confiança iam pedindo os sabores das terras de origem de Sopkota, o jovem cozinheiro. E desde Setembro último que num hastear das bandeiras, a Itália foi substituída pelo Nepal.

Raparigas nepalesas de pele morena e cabelo escuro tomam conta dos clientes. Podemos até ter dificuldades em percebê-las dado o pouco tempo em terras lusas mas é garantido que a conversação se torna até engraçada e que não fica comprometida. E depois é um atractivo suplementar num restaurante nepalês sermos atendidos por empregados... nepaleses. Pode parecer redundância, mas nem sempre é assim, como todos sabemos.

Tradicionalmente, o borrego e o frango são famosos, mas há ainda o camarão que já vai marcando presença na carta na secção “Pratos com Molho”. Sacie a sede com um batido de fruta ou de iogurte (doce ou salgado) que têm reputação firmada.

E o que se come num restaurante nepalês? Logo ao início, um pão com alho (lasuna roti) e não de alho, tal é a quantidade deste ingrediente. Mas outros são os rotis (pães) que apetece degustar. Com queijo, com batata ou até simples, para outros paladares.

Acompanham três molhos. De malaguetas verdes (picante), outro agri-doce e ainda um último de iogurte com menta. Com qualquer um deles, o casamento é perfeito, valha o gosto do cliente. A chamuça de legumes (tarcari sigada) ou a de frango (dhaulagiri sigada) tão típicas do Oriente, são outras pequenas maravilhas.

Para não nos preocuparmos muitos com os termos escritos no idioma original, segue-se sempre a explicação em português. Avançando na carta, as restantes sugestões distribuem-se pelas categorias “Vegetarianos”, “Grelhados em Forno de Carvão” e “Napali Bhat”, especialidades de arroz. Dos cerca de 45 pratos acompanhados de arroz branco cozido a vapor (solto e aromático, óptimo), alguns serão certamente do seu agrado. Vêm para a mesa em pequenos tachos como o que aqui apresentamos.

Em muitos deles vai encontrar um ingrediente que muito provavelmente não o associaria ao Nepal, o caju. Apesar da casa se chamar Himchuli, que significa "picos das neves”, nem todo o Nepal é frio.

O arroz doce regional (khir) é uma das hipóteses de finalização assim como o pudim de nata com caju e frutos silvestres (dugdha malahi).

No final, os empregados sabem da qualidade e do sabor da cozinha mas gostam sempre de ouvir a confirmação da boca de quem, por esta altura, já se encontra saciado.

À noite, são as velas usadas nos templos que conferem outra atmosfera e as empregadas vestem um fato tradicional, como o que vemos na fotografia.

Pratos simples mas muito saborosos. E com este preço médio por pessoa (15 euros) dá vontade de cá vir muitas mais vezes. Ou então levar para casa. Dhanêbade*.

*Obrigada

Informação Detalhada

2004-06-08
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora