de 799
ver todos

Restaurante Esplanada Furnas

de 799
ver todos
Acessos para deficientes: Sim
Ambiente e decoração: Restaurante com uma decoração marítima, feita à base de objectos náuticos como vigias e lemes. A mais-valia deste local é a magnífica vista sobre o mar. No exterior uma esplanada convida a sentar nos dias mais soalheiros.

Restaurante situado junto às cavidades rochosas que lhe dão o nome. Possui uma esplanada com vista para o mar, apresentando uma ementa à base de peixe fresco grelhado no carvão.

Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Especialidades: Peixe: Peixe grelhado e Mariscos. Doces: Tarte de Maça com gelado.
Estacionamento: Sim
História: Situado mesmo nas furnas.
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 200
Necessidade de reserva: Aconselhável.
Observações: Esplanada com capacidade para 50 pessoas. Realiza eventos.
Preço Médio: 25.00
Recomendado para grupos: Sim
Sanitários para Deficientes: Sim
Serviços: Ar condicionado. Esplanada.
Tipo de Restaurante: Peixe e Marisco
Horário de Funcionamento: Todos os dias das 12h às 23h.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Área para fumadores: Não Fumadores
Acessibilidade física: Lugares de estacionamento para pessoas com deficiência, Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas, WC adaptado
Morada: Rua das Furnas
Código Postal: 2655 295 ERICEIRA
Tel: 261864870
E-mail: info@restaurantefurnasericeira.com
Site: restaurantefurnasericeira.com
Distrito: Lisboa
Concelho: Mafra
Freguesia: Ericeira

Restaurante Esplanada Furnas


Com os olhos no mar da Ericeira e o peixe fresco no prato.


Paula Oliveira Silva

Na zona das Furnas, na Ericeira, a proximidade com o Atlântico tornou os rochedos colossais em seres adamastorianos. Isto de noite, porque de dia, as cavidades rochosas costumam atrair banhistas que parecem esquecer o facto de aqui não haver areia, para procurarem nas rochas, cura para as maleitas do corpo.

No que toca às furnas, o dicionário esclarece quanto às origens desta palavra curiosa. A tal água quente proveniente do interior da terra parece ter secado, mas ficou o nome e a memória dos mais velhos de uma zona que era de banhos quentes, ali a escassos metros do mar.

Naquela zona fica hoje um restaurante de linhas depuradas. Ao peixe fresco proveniente do oceano, juntarmos uma localização sobranceira ao mar da Ericeira e temos a Esplanada Furnas.

Os olhos também comem

Este restaurante foi totalmente remodelado há cerca de dois anos e meio, embora já exista há mais de uma vintena e nas mãos destes proprietários há uma década.

Compraram os actuais donos uma velha caravela com o objectivo de lhe retirarem o miolo e com ele decorarem o restaurante. À embarcação, ou melhor, ao restaurante, não falta nada. Vigias, lemes, escotilhas e outros objectos do imaginário náutico estão aqui bem presentes.

Água à vista

Para se ir a este restaurante há que tomar uma decisão. Ou se fica na esplanada, abrigados dos ventos por uma das paredes do próprio restaurante, ou no interior, onde as vidraças deixam à vista a proximidade com o mar. De Verão então, a simples visão do Atlântico funciona como um refresco. Quando chega a hora de sentar à mesa é, quase invariavelmente, peixe que apetece. E quem diz peixe diz marisco.

De um ou de outro, os da Ericeira percebem bem. Aqui no Furnas não há segredos de maior. O peixe não vem de viveiros, mas sim do mar, é variado e de grande qualidade e frescura.

2006-07-05
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora