Situado perto da Estação da Campanhã, é uma casa com história e um clássico do Porto. Com gerência familiar e ambiente muito acolhedor, a cozinha continua a cativar pelas especialidades que apresenta, e alguns pratos, como os filetes de pescada, já são quase uma lenda. É um verdadeiro ex-libris gastronómico da cidade, onde as paredes ainda são de pedra e estão povoadas de fotografias, onde o balcão é de mármore e o chão é calçada portuguesa (como a cozinha, onde os sabores são todos inspirados nos pratos típicos desta ocidental praia lusitana à beira mar plantada).
Dia(s) de Encerramento: Domingos, FeriadosMesmo à chegada à Estação de Campanhã, as letras do toldo que identificam a Casa Aleixo são conhecidas por várias gerações de portuenses e visitantes de outras paragens.
Casa de raiz familiar, que começou por ser um refúgio de muitos jovens, já lá vão umas décadas, por ser reconhecidamente um local onde se podia comer muito bem e muito barato. As descidas vertiginosas dos empregados pelas escadas que levavam à sala inferior eram uma espécie de proeza atractiva do Aleixo.
O tempo entretanto passou, as remodelações foram acontecendo, alargando o espaço e tornando-o mais cuidado na decoração e no conforto, sem nunca perder a identidade de base.
Identidade de base essa, que é perceptível na sala de entrada, com as suas paredes de pedra e o retrato de época do fundador do restaurante, com a pequena cozinha ao fundo.
Cozinha esta que consegue dar vazão às sucessivas rodadas que todos os dias continuam a fazer viver o Aleixo e que, aberta sobre a sala exibe ao cliente uma limpeza impecável onde o brilho dos tachos a azáfama das cozinheiras não pára.
Cozinha à moda do Porto
Mantendo a filosofia da simplicidade, não mudando os pratos que trouxeram a fama à casa permite a quem vai ao Aleixo procurar os entretanto tornados famosos filetes de pescada e os também filetes de polvo com arroz do mesmo. Continuam a dar cartas no ramo da cozinha tradicional elaborada com saber e com a garantia da frescura dos produtos utilizados. Mas não é só de filetes que o Aleixo vive.
Comecemos pelas entradas onde a escolha da salada de polvo, o tal tenro com que se cozinham os filetes, mas aqui servido em pedaços e bem condimentado com molho verde onde a qualidade do azeite utilizado lhe marca, à salada, a diferença.
Alternativa a louvar é o pratinho de outra salada, esta de feijão frade frio, onde o bem condimentado e já referido molho verde prevalece e a companhia dos pequeninos bolinhos de bacalhau, bem quentes, mesmo acabados de fritar e numa mistura leve onde o condimento da salsa os torna uma prova obrigatória.