Situada na encosta da Serra da Arrábida, a Quinta dos Moinhos de S. Filipe está inserida numa área de três hectares e oferece uma vista panorâmica deslumbrante, num cenário idílico marcado pela foz do Sado, o oceano e a serra. A Quinta possui dois moinhos totalmente equipados, cada um com capacidade para 4 pessoas. A decoração é sóbria e simples e o azul é a cor preveligiada.
Acessos: A12 (Ponte Vasco da Gama) ou A2 (Ponte 25 de Abril)Deve ser a um sítio parecido com este a que habitualmente se chama de paraíso. Sossego absoluto, apenas quebrado por sons vindos da Natureza e… uma paisagem de sonho. Se São Pedro descesse à terra com certeza que se roeria de inveja até porque do céu não se tem tão boa vista. Mesmo de frente deste paraíso surge Tróia. Depois, vê-se o Atlântico e a foz do Sado e com o tempo claro o alcance pode ir até Sines. Já seria suficiente, mas a verdade é que a paisagem não se fica por aqui. Há ainda dois monumentos dignos de interesse. A sudeste deparamo-nos com o Castelo de São Filipe que à noite se veste de luz (com o bónus de se ter a cidade de Setúbal como pano de fundo) e a sudoeste, o monumento vegetal que é a serra da Arrábida, Parque Natural, onde aliás os moinhos estão inseridos. Uma paisagem privilegiada, portanto.
Assim sendo, afirmar que o sítio é bonito, não é suficiente. Porém, qualquer descrição por mais completa que seja, corre o risco de parecer imperfeita, porque há locais que são isso mesmo: inexplicáveis. Ainda assim valha-nos a tentativa e depois as fotografias também ajudam à festa.
2002-06-04