Quinta de Pindela

A Quinta de Pindela é uma propriedade situada no distrito de Braga, ocupando, com os seus cerca de 80 hectares, a totalidade de um vale na aldeia de S. Tiago da Cruz, a 5 km de Vila Nova de Famalicão.

É uma quinta tipicamente minhota, com agricultura biológica, rodeada por uma vasta mata com árvores raras e centenárias, que serve de habitat a diversas espécies da fauna mediterrânea.

A casa mãe é um edifício do séc. XV, que sofreu ao longo dos tempos várias obras de melhoramentos e acrescentos. Tem capela, e instalações de apoio agrícola - uma adega com 2 lagares em granito e um celeiro com tulhas de madeira trabalhada - que podem ser utilizadas pelos turistas em diversas actividades.

Possui um bonito jardim, típico do século XIX, com um lago e duas fontes, atravessado por um aqueduto que abastece a casa de água armazenada num depósito subterrâneo, alimentado pelas várias nascentes da mata.

A Quinta de Pindela recebe os seus hóspedes nas suas antigas casas de caseiros - típicas casas de lavoura minhotas, com grossas paredes de granito, mas hoje restauradas e decoradas com todo o conforto e comodidade. Aqui, os turistas podem desfrutar de total privacidade num ambiente de calma e tranquilidade.

Os hóspedes da Quinta de Pindela têm ao seu dispor um conjunto de actividades como passeios a pé, a cavalo ou mesmo de burro. Podem ainda desfrutar de jantares na cozinha tradicional fazer piqueniques nos jardins e provas de vinho na adega.

Localização: Campo
Nº de camas: 14
Nº de quartos: 7
Período de funcionamento: Todo o ano
Preço Época Alta: 140.00
Preço Época Baixa: 75.00
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade condicionada
Serviços / Equipamentos: Animais admitidos, Equitação, Jardim, Parque de estacionamento, Piscina exterior, Sala de estar comum, Sala de TV e/ou vídeo, TV Satélite/TV Cabo, Zona de caça
Morada: Rua de Pindela 893
Código Postal: 4770 130 CRUZ
Tel: 919062100
E-mail: turismopindela@live.com.pt
Site: www.quintadepindela.com
Distrito: Braga
Concelho: Vila Nova de Famalicão
Freguesia: Cruz

Quinta de Pindela - Vila Nova de Famalicão


Três casas para três estados de alma, envoltas em 80 hectares de natureza luxuriante e coroadas por 600 anos de tradição familiar.


Ana Marta Ramos

Os proprietários da Quinta de Pindela habitam a casa-mãe e têm vindo a recuperar outras construções, como antigas casas de caseiros, convertendo-as ao turismo em espaço rural. Assim se escreve uma nova página da secular história de Pindela.

Verde Minho

A Quinta de Pindela situa-se num vale a apenas meia dúzia de quilómetros da cidade de Vila Nova de Famalicão, mas quando transpomos o portão da propriedade sentimo-nos chegados a um mundo à parte. Rapidamente nos esquecemos da proximidade da urbe e a sensação de evasão é total, embora estejamos a dois passos da auto-estrada A3 e a uma distância irrisória do Porto, de Braga ou de Guimarães.

A casa de Pindela pertence à mesma família há já 600 anos e as suas memórias, desde a instituição do morgadio de Pindela, em meados do séc. XV, englobam cavaleiros garbosos, militares condecorados, reputados diplomatas e talentosos romancistas. Vidas reais que dariam muitos romances, certamente, mas que o advogado João Afonso Machado, filho mais velho de Vicente Machado, o actual representante da família, reconstitui fielmente numa edição de autor de 1999 intitulada "O Morgadio de Pindela".

A floresta ocupa uma porção muito significativa da propriedade, proporcionando uma moldura majestosa que deixa o "mundo real" completamente fora do alcance dos nossos sentidos. Mas ainda assim sobra espaço para vinte hectares de lavradio e vinhas, onde se criam cabras, cavalos e cães de caça, e se produzem legumes e frutas biológicas, entre outras valências. Sem contar com a casa principal, reservada à família, com uma capela datada de 1661 e um belo jardim oitocentista, atravessado por um aqueduto que transporta água das várias nascentes que existem na mata.

Com a abertura ao turismo, a Quinta de Pindela oferece aos seus hóspedes a oportunidade de experienciar a vivência de uma quinta tipicamente minhota nas suas mais diversas facetas. Para começar, o alojamento distribui-se por três casas distintas, cada qual com personalidade própria.

Casa da Bouça

Nascida a partir da recuperação de uma antiga casa de caseiros, assente sobre penedos de granito e rodeada de mata e campos de cultivo, resultou num conjunto harmonioso entre a traça regional e os pormenores mais contemporâneos.

2007-09-12
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora