Quinta da Comenda

Casa medieval que pertenceu à mãe do primeiro Rei de Portugal. Com 6 quartos duplos com banho e saleta e um apartamento, capela, piscinas, salas de jogos, eira, moinho de água, rio, ponte romana, etc. Vários locais de lazer e leitura. Venda directa de vinhos biológicos e fruta sazonal.

Acessos: IP5; IP3; Estrada Nacional 16. A 2 km de São Pedro do Sul.
Localização: Campo, Montanha
Nº de camas: 12
Nº de quartos: 6
Observações: Outros contactos: 912 244 701
Período de funcionamento: Todo o ano.
Preço Época Alta: 75.00
Preço Época Baixa: 75.00
Categoria: Agroturismo
Serviços / Equipamentos: Acessos para deficientes, Aeroporto, Animais admitidos, Bar, Barcos, Campo de golfe, Discoteca, Equitação, Estação de autocarros, Estação de comboios, Grill, Hospital / centro de saúde, Igreja / Capela, Instalações para deficientes, Jardim, Parque de estacionamento, Parque infantil, Pesca, Piscina exterior, Piscina infantil, Posto de primeiros socorros, Praia, Refeições, Restaurante, Sala de bilhar/snooker, Sala de reuniões / conferências, Sala de estar comum, Sala de festas, Sala de TV e/ou vídeo, Segurança ou vigilância, Snack-bar, Ténis, Ténis de mesa, Termas, Zona de caça, Aquecimento
Morada: EN 16
Código Postal: 3660 404 SÃO PEDRO DO SUL
Tel: 232711101
E-mail: quintadacomenda.sps@gmail.com
Site: www.quintadacomenda.net
Distrito: Viseu
Concelho: São Pedro do Sul
Freguesia: São Pedro do Sul

Quinta da Comenda


Em São Pedro do Sul existe um agro-turismo agradável, ideal para descansar e ter contacto directo com a Natureza. Uma casa antiga, medieval e carregada de história, onde até D. Afonso Henriques já esteve instalado.


Nuno Maia

Já foi de Dona Teresa mãe de D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, que posteriormente a doou a seu irmão D. Raimundo, Grão- Mestre da Ordem de Malta. D. Afonso Henriques terá pernoitado na “Quinta da Comenda” quando se curava na Termas de S. Pedro do Sul, da fractura na sua perna causada pela Batalha de Badajoz. Depois da morte de seu Tio - D. Raimundo- a Quinta passou a pertencer à Ordem de Malta como “Comenda de Ansemil”, e em 1834, ano de extinção das Ordens Religiosas todos os seus bens passaram para coroa e a Quinta foi considerada como parte integrante da Fazenda Nacional. Assim ficou até que em 1984, altura em que os actuais proprietários a adquiriram e a remodelaram. Com base nos livros e na sabedoria dos mais velhos implementaram algumas tradições da Quinta como a produção do vinho de Agricultura Biológica de Lafões e toda a recuperação da parte agrícola. Foi nessa altura, e sendo os primeiros em Portugal, que decidiram dedicar-se às virtudes da Agricultura Biológica e dezoito anos depois ainda ali são produzidas frutas e vegetais segundo os métodos naturais da Agricultura Biológica totalmente certificados pela Socert-Portugal.

Casa senhorial

Mas o mais importante de tudo ainda está por dizer. Reconverteram a “Quinta da Comenda”, situada no Concelho de São Pedro do Sul, num agradável Agro-Turismo à disposição de quem o queira visitar, e claro dormir algumas noites. O sossego é a palavra de ordem, e nem é preciso conhecer o passado glorioso da Quinta para se perceber a sua grandiosidade. Basta olhar para o edifício, construído em granito tapado pelo verde das enormes heras que cobrem as paredes, para desconfiar que, de certeza, havia reis e rainhas ao barulho. A arquitectura é típica de uma casa senhorial da região, misturada aqui e ali com vestígios de outros tempos. Colunas romanas a suportar as paredes e a Cruz de Malta esculpida no granito em quase cada canto da Quinta.

Passear e provar vinhos

No edifício principal encontram-se dois quartos e uma suite. As restantes habitações, três, não tem ligação com a casa principal embora façam parte do mesmo edifício. Neste caso, o anexo conta ainda com uma sala e uma lareira, que no Inverno por esta zonas é indispensável. Todos os quartos, decorados de forma rústica, são confortáveis, e o silêncio da noite convida a um sono descansado.

No dia seguinte já com o calor do sol para aquecer, tudo começa com um delicioso chilrear dos pássaros e um pequeno almoço confeccionado com doces e compotas dos frutos de Agricultura Biológica da própria Quinta. Depois, actividade é coisa que não falta na Quinta da Comenda; Piscinas, Jardins, Salas de Jogos, Ping-pong, Bilhar, etc...

2002-04-09
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora