Construída em 1930, a Quinta d´Avózinha é uma casa rodeada de jardins e pomares. Está situada numa encosta virada a sul com vista panorâmica sobre o rio Sabor, 2 km de Bragança e perto do Parque Natural de Montesinho. A Quinta possui uma loja onde se vendem produtos tradicionais da região.
Localização: CampoA casa
Datada da longínqua década de trinta do século passado, a casa foi cuidadosamente restaurada de modo a proporcionar agradáveis estadias a quem por cá descansa uns dias. De cor amarela torrada, acaba por sobressair por entre os tons acinzentados da aldeia de Cabeça Boa, conseguindo porém a proeza de não ferir a estética local.
Após os estilizados portões de ferro, arruma-se o carro no largo de calçada e vai-se à descoberta dos aposentos. Acto contínuo cruzamo-nos com três bonitos e pacíficos pastores alemães, que pouco se parecem importar com a nossa presença. E ainda bem!
A entrada faz-se pela fachada traseira deslizando-se lateralmente uma curiosa porta de vidro que nos permite o acesso à sala.
De decoração rústica, mas com os mimos dos tempos modernos, o primeiro impacto é surpreendentemente agradável. Em frente, surge o corredor que nos leva aos quartos, e à direita, abre-se a sala de estar à qual se segue a cozinha. É lá onde se confeccionam refeições por encomenda e também os pequenos-almoços, que aqui na Avózinha, têm um horário bastante democrático, ou seja, servem-se a partir das 8:00h, mas caso o hóspede esteja cansado, são extensíveis até às 11:00h e se calhar até um pouco mais. É sempre bom saber que se pode dormir até tarde, mesmo numa terra bonita como é Trás-os-Montes.
Os aposentos da casa
A casa possui quatro quartos e uma suite, decorados sobriamente num estilo rústico, mas com algum conforto dos tempos modernos como são os vidros duplos, ar condicionado e aquecimento central, pois o Inverno transmontano é pouco ameno.
Subindo as escadas que dão acesso ao primeiro andar, descobrimos a cereja do bolo, ou melhor, a suite. Mais ampla que os restantes quartos e também com uma casa de banho mais esmerada, oferece-nos a partir da sua varanda catita a magnífica vista que se espraia sem barreiras sobre o vale do rio Sabor. Este pequeno recanto romântico é sem dúvida mais apetecível durante a Primavera e o Verão, devido à luminosidade e também à temperatura, mas não só. É que deste interessante lugar se servem também uns românticos pequenos-almoços, tendo a vista transmontana como cenário.