de 760
ver todos

Pousada Palácio de Queluz - Historic Hotel

de 760
ver todos

A Pousada de Dona Maria I ocupa o local que em tempos albergou a Guarda Real da corte, na área envolvente do Palácio Nacional de Queluz. Ao ambiente ímpar que se vive na Pousada, e ao requinte dos motivos decorativos, associa-se a qualidade amplamente reconhecida do Restaurante Cozinha Velha.

Acessos: A 5 km de Lisboa.
Localização: Cidade/Vila
Nº de camas: 52
Nº de quartos: 24
Nº de suites: 2
Período de funcionamento: Todo o ano.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Serviços / Equipamentos: Animais não admitidos, Ar condicionado em áreas comuns, Ar condicionado nos quartos, Bar, Cofre na recepção para guarda de valores, Cofre nos quartos para guarda de valores, Elevador, Estação de autocarros, Estação de comboios, Lavandaria, Música ou rádio nos quartos, Parque de estacionamento, Restaurante, Sala de reuniões / conferências, Sala de festas, Serviço de quartos, Telefone nos quartos, TV nos quartos, TV Satélite/TV Cabo
Morada: Largo do Palácio Nacional de Queluz
Código Postal: 2745 191 QUELUZ
Tel: 214356158
E-mail: guest@pousadas.pt
Site: www.pousadas.pt/pt/hotel/pousada-queluz?_ga=1.185840160.863714184.1491322926
Distrito: Lisboa
Concelho: Sintra
Freguesia: Queluz

Pousada D. Maria I


Um palácio em miniatura de origem incerta. Quase uma réplica do Palácio de Queluz ou a “versalhes portuguesa”. Um encanto palaciano.


Tomás Parreiro

Ninguém sabe muito bem qual o propósito da construção do edifício onde actualmente está instalada a Pousada D. Maria. Ao longo dos séculos serviu para diferentes usos, foi casa da guarda real e deu alojamento aos serviçais da corte que escolhia Queluz para passar a temporada de Verão. A fachada é mesmo uma réplica do palácio em frente, pode-se dizer que é uma versão em miniatura de um palácio. Com uma enorme torre sineira e um grande relógio que deu o nome a este edifício até ser transformado em Pousada - edifício da torre do relógio.


No grande salão que serve também de bar está colocado bem à vista por cima da lareira, um enorme retrato a óleo da Senhora que empresta o nome à Pousada - D. Maria. A monarca não aparenta nesta pintura um ar muito esperto, não se sabe se por culpa do artista se por mérito do modelo. Mas não se julgue pelas aparências. Foi no seu reinado que se dá um grande impulso à ciência e à cultura. É obra sua a fundação da Real Academias das Ciências e da Real Biblioteca Pública. É também do seu tempo a criação da lotaria para impulsionar os serviços das Misericórdias. Uma das suas medidas mais importantes e que lhe acrescentou o cognome de Pia, é a fundação da Real Casa Pia de Lisboa.

Voltando à pousada, é original e curioso o teatrinho numa das pontas do edifício. Obra de restauro rigoroso e cuidado, conserva todos os pormenores decorativos na boca de cena (envolvente do palco) e todas as cores originais, predomina um azul forte pouco usual, próximo do azul-petróleo. Além dos já esperados palco e a plateia, conta ainda com um 1º balcão onde se chega por uma das duas escadas em caracol. Parece que estamos no São Luís ou São Carlos mas numa versão encolhida.

2002-09-24
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora