de 24
ver todos

Pousada Palacete Alijó, Douro - Charming Hotels

de 24
ver todos

A Pousada Barão de Forrester é um hotel de charme situado na vila secular de Alijó, no coração da região delimitada pelo rio Douro, entre as célebres quintas onde, em socalcos perfeitamente alinhados e em harmonia com a paisagem natural, crescem as vinhas que dão origem ao Vinho de Porto. É um lugar ideal para conhecer o processo de fabricação do vinho mais famoso do mundo. A proximidade ao rio Douro permite realizar pequenos cruzeiros para desfrutar de uma das mais belas paisagens de Portugal, classificada como Património Mundial da UNESCO. A Pousada foi posta à venda em novembro de 2013 e reabriu em junho de 2013 remodelada e com gerência a cargo de um empresário da região. O projeto de requalificação esteve a cargo do arquitecto Paulo Gomes que se inspirou na ligação da unidade ao Douro e à personagem do Barão.



A unidade de alojamento conta também com o renovado restaurante Barão de Forrester, que vai valorizar a cozinha tradicional e os sabores do Douro.

Acessos: A 45 km de Vila Real: E82/IP4, N15, N212.
Localização: Centro Cidade/Vila
Nº de camas: 42
Nº de quartos: 21
Nº de suites: 0
Período de funcionamento: Todo o ano.
Serviços / Equipamentos: Animais não admitidos, Ar condicionado em áreas comuns, Ar condicionado nos quartos, Bar, Bicicletas, Cofre na recepção para guarda de valores, Elevador, Espaço / equipamento para acesso à internet, Estação de autocarros, Estação de comboios, Hospital / centro de saúde, Jardim, Lavandaria, Música ou rádio nos quartos, Parque de estacionamento, Parque infantil, Pesca, Piscina exterior, Restaurante, Sala de TV e/ou vídeo, Segurança ou vigilância, Serviço de quartos, Telefone nos quartos, Ténis, TV nos quartos, TV Satélite/TV Cabo
Morada: Rua José Rufino
Código Postal: 5070 031 ALIJÓ
Tel: 259959467
E-mail: guest@pousadas.pt
Site: www.pousadas.pt/en/hotel/pousada-alijo?_ga=1.23427763.863714184.1491322926
Distrito: Vila Real
Concelho: Alijó
Freguesia: Alijó

Pousada do Barão de Forrester - Alijó


Na região demarcada do Douro, uma simpática pousada a descobrir.


Ana Ferreira

História

A alusão ao Barão de Forrester, nomeando esta pousada, é mais do que adequada. Foi efectivamente este escocês de origem, uma das personagens mais marcantes do Douro.

Figura mítica com destino trágico, naufragado no rio que tanto amava, no fatídico Cachão da Valeira, foi homem de talento ecléctico. Fotógrafo, aguarelista e autor do primeiro mapa vinhateiro do país. Apaixonado pelo Douro, num verdadeiro duriense se tornou.

Não há quinta que se preze que não tenha em lugar de destaque uma gravura do mapa de Forrester. Na pousada é uma gravura da época com o retrato do Barão que tem o destaque de honra, em cima da lareira. Esta pousada, ou melhor, o edifício que lhe deu origem, nasceu no ano de 1944, quando as Pousadas funcionavam em regime de concessão. José Rufino, um notável local era o seu responsável. Em 1983 passou a integrar a rede da Enatur, que a modificou.

Do edifício original percebem-se ainda a entrada, pela escada que dá para a rua com o nome do seu primeiro proprietário, onde as rosas, à maneira inglesa tão frequente no Douro, ainda permanecem. Em 1996 a Pousada foi totalmente remodelada e ampliada, perdendo para o conforto a graça que a construção original tinha.

A Pousada

Conta agora com 21 quartos, dos quais quatro usufruem de varandas sobre a piscina e o jardim, permitindo a vista imponente da paisagem duriense sobre a esquerda. Ainda se podem encontrar vestígios do mobiliário de origem, como é o caso de algumas camas.

No seu conjunto os quartos são amplos e agradáveis, transmitindo, com a disposição dos corredores e das pequenas salas de espera, chamemos-lhes assim, uma sensação de conforto à dimensão familiar, para a qual muito contribui a grande simpatia dos responsáveis desta unidade. Sorridentes, prestáveis e eficazes.

Descendo agora ao piso térreo, onde funcionam as zonas comuns, prevalece a mesma sensação de conforto descrita nos quartos. Apetece ficar a ler na sala da lareira, com o Barão de Forrester como companhia, se correr o rígido Inverno duriense, ou aproveitar a esplanada protegida, contígua ao jardim verde sobre o azul da piscina, em tempos mais propícios. Sem sequer se perceber que se está no centro de Alijó.

Saindo vai descobrir a principal praça desta terra, com a marca dos seus ancestrais plátanos. Marca essa tão evidente, que baptizou o vinho, que se aconselha a comprar na Adega Cooperativa, ali mesmo ao lado, quando estiver de partida.

2006-10-18
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora