de 289
ver todos

Pousada de São Filipe

de 289
ver todos

Instalada na Fortaleza de S. Filipe, esta Pousada tem uma deslumbrante vista sobre o estuário do rio Sado e a Península de Tróia, prolongando-se pelo horizonte do Atlântico. Apreciar o pôr-do-sol na esplanada das ameias, saboreando um vinho moscatel da região são prazeres inesquecíveis para qualquer visitante.

Acessos: A 50 km de Lisboa. E01, IP7, A12/IC3.
Estilo: Special Places
Localização: Cidade/Vila
Nº de camas: 32
Nº de quartos: 16
Nº de suites: 1
Observações: TEMPORARIAMENTE ENCERRADA
Período de funcionamento: Todo o ano
Preço Época Alta: 200.00
Preço Época Baixa: 110.00
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Serviços / Equipamentos: Aeroporto, Animais admitidos, Animais não admitidos, Ar condicionado em áreas comuns, Ar condicionado nos quartos, Bar, Bicicletas, Campo de golfe, Cofre na recepção para guarda de valores, Cofre nos quartos para guarda de valores, Equitação, Espaço / equipamento para acesso à internet, Estação de autocarros, Estação de comboios, Hospital / centro de saúde, Lavandaria, Minibar, Música ou rádio nos quartos, Parque de estacionamento, Pesca, Rent-a-car, Restaurante, Sala de bilhar/snooker, Sala de reuniões / conferências, Sala de estar comum, Sala de TV e/ou vídeo, Segurança ou vigilância, Serviço de quartos, Telefone nos quartos, TV nos quartos, TV Satélite/TV Cabo, Wireless gratuito
Morada: Estrada Castelo de São Filipe
Código Postal: 2900 300 SETÚBAL
Tel: 282240001
E-mail: guest@pousadas.pt
Site: www.pousadas.pt
Distrito: Setúbal
Concelho: Setúbal
Freguesia: Nossa Senhora da Anunciada

Pousada de São Filipe – Setúbal


Em 1582, Filipe II de Espanha, I de Portugal, manda edificar uma fortaleza original.


Paula Oliveira Silva

Não conheço nenhum forte ou castelo que não tenha boa panorâmica. A par com mais uns poucos que são da minha preferência, a fortaleza de S. Filipe encontra-se na lista. Com esta vista de sentinela mais parece que estamos no céu. A cidade de Setúbal está lá em baixo, miúda e extensa, a assistir à junção do Sado com o mar após uma corrida de 175 quilómetros. A península de Tróia acena-nos de frente e a serra da Arrábida vizinha do lado é uma bonita explosão de verde.

De visita já é bom, mas melhor é poder acordar e dar de caras com essa mesma paisagem. Afinal, não são todos os dias que nos hospedamos num local assente em mais de 400 anos de História. A atmosfera é singular e é duplamente reconfortante conhecer os episódios do passado enquanto se desfruta do conforto do presente.

O antes

Faço uma pequena ideia do espanto que não causou a arquitectura deste forte para a época. Encomendada por Filipe II para evitar a insurreição dos setubalenses contra o domínio de Espanha, o traçado foge do convencional ao qual associamos as ameias e torres altas.

Percorrer esta planta em forma de estrela irregular com seis pontas dá-nos diferentes panorâmicas e outros tantos ângulos para a fotografia. As cúpulas das torres de vigia são o remate, uma protecção para quem sofra de vertigens e queira ver o chão a cerca de 25 metros.

Não sabemos quantos milhares de pés pisaram estas lajes antes de nós, desgastando-as. O que conhecemos da História são alguns capítulos que aqui tiveram lugar relacionados com a Restauração da Independência.

Sem grande dificuldade, imaginamos os rostos de desespero dos traidores que atentaram contra a vida de D. José I e aqui foram detidos e julgados por conspiração. É verdade, o forte já serviu como prisão de Estado. Aliás, é desta altura também a Casa do Governador, hoje local exacto das instalações da pousada que aqui funciona desde 1965.

Os quartos e o resto

Todos diferentes mas todos iguais no que respeita à comodidade, os quartos obedecem a um estilo clássico. Alguns têm mezzanine, outros em contrapartida capricham na vista, cada qual com a sua particularidade. A suite numa ala externa é um baluarte à parte com varanda privativa. Ao lado fica a capela mandada levantar pelo rei D. Manuel.

2004-03-02
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora