de 22
ver todos

Pousada Convento Belmonte - Historic Hotel

de 22
ver todos

Situada na encosta na encosta da Serra da Boa Esperança, a pouco mais de um quilómetro da vila de Belmonte, berço de Pedro Álvares Cabral, a Pousada de Belmonte tem origem na recuperação das ruínas do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, onde também se situa uma ermida fundada no século XIII. A Pousada preserva integralmente toda esta herança histórica do Convento, classificado em 1986 como imóvel de interesse público. Dispõe de 24 quartos com varanda. Possui piscina, bar e esplanada e um restaurante com uma ementa onde o gourmet está em destaque.

Acessos: A 26 km da Guarda. N18, IP2.
Localização: Montanha
Nº de camas: 48
Nº de quartos: 24
Nº de suites: 2
Observações: 1 quarto de luxo.
Período de funcionamento: Todo o ano.
Preço Época Alta: 250.00
Preço Época Baixa: 130.00
Acessibilidade física: Lugares de estacionamento para pessoas com deficiência, Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas, WC adaptado
Detalhe de acessibilidade física: Entrada e acesso à sala – desde a entrada até à sala de refeição não existem obstáculos a utilizadores em cadeira de rodas. Existe um WC adaptado com barras de transferência na sanita.
Serviços / Equipamentos: Aeroporto, Animais não admitidos, Ar condicionado em áreas comuns, Ar condicionado nos quartos, Bar, Estação de autocarros, Estação de comboios, Hospital / centro de saúde, Jardim, Lavandaria, Música ou rádio nos quartos, Parque de estacionamento, Piscina exterior, Quartos com linha telefónica para ligação de modem, Restaurante, Sala de reuniões / conferências, Sala de estar comum, Sala de festas, Sala de TV e/ou vídeo, Serviço de quartos, Telefone nos quartos, TV nos quartos, TV Satélite/TV Cabo
Morada: Apartado 76 Convento de Belmonte
Código Postal: 6250 073 BELMONTE
Tel: 275910300
E-mail: guest@pousadas.pt
Site: www.pousadas.pt/en/hotel/pousada-belmonte?_ga=1.185818784.863714184.1491322926
Distrito: Castelo Branco
Concelho: Belmonte
Freguesia: Belmonte

Pousada de Belmonte


Um lugar a descobrir na encosta da serra da Esperança onde se ouve o silêncio e se sente a história


Mara Cavém

Passando pelas paisagens da Beira Interior chegamos a Belmonte, terra sem mar mas de marinheiros e descobridores, onde nasceu Pedro Alvares Cabral, descobridor do Brasil. É ainda uma localidade de continuada fixação de uma importante comunidade judaica que aqui se estabeleceu no século XIII. Consta que os judeus portugueses e castelhanos consideravam que Belmonte significava Belo Monte. E ainda hoje se percebe porquê.

Apenas a um quilómetro do centro da vila, situada entre os pinhais da serra da Boa Esperança, num local isolado e silencioso, encontramos a Pousada do Convento de Belmonte. Fomos à descoberta...

Pedras que contam histórias

Ao entrar neste lugar vai sentir-se recuar no tempo. A pousada tem origem na recuperação das ruínas do antigo Convento de Nossa Senhora da Esperança, construído sobre uma ermida fundada no século XIII.

O espaço preserva o espólio histórico do mosteiro, classificado em 1986 como imóvel de interesse público. O resultado entre a preservação do passado e a ampliação e adaptação ao presente resulta num conjunto harmonioso perfeitamente integrado na paisagem.

O bar situa-se na antiga sacristia e a sala de convívio no lugar da antiga capela do convento. Conta a lenda que foi desta capela que saiu a famosa imagem de Nossa Senhora da Esperança que acompanhou Pedro Álvares Cabral na sua viajem ao Brasil. Esta imagem encontra-se actualmente exposta na Igreja Matriz de Belmonte e merece ser visitada.

Mas não pense que por ser um antigo mosteiro franciscano que o lugar é dotado à pobreza. Muito pelo contrário. Aqui encontrará aconchegantes salas e salões repletos de pormenores de bom gosto com mobiliário antigo, esculturas de artistas locais, sofás floridos e confortáveis poltronas de veludo que convidam ao deleite. Os espaços são rasgados por amplas janelas com vista sobre a Cova de Beira e serra de Estrela.

Silêncio do convento

Chegou a altura de conhecer os quartos, construídos de raiz num acrescento do convento.Os quartos são identificados por nomes de frades e cada qual tem um nome e uma divertida pintura à entrada. Frei Predro, Quitério, Ramiro, Simão, Xavier, Valentim, Zacarias…

Todos são amplos, todos têm pormenores diferenciadores na decoração e uma varanda privada com uma vista fantástica para a serra. A suite principal da pousada é enternecedora, um duplex que mais parece uma casa de campo. No piso de baixo tem uma sala privada e no piso superior está o quarto, com uma pintura lindíssima de cogumelos na parede.


Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora