Parque Natural de Sintra Cascais

Acessos: Automóvel - EN 6 - Cascais, EN 9-1 - Aldeia de Juso, EN 9 - Alcabideche. Comboio - Estações de Cascais e Sintra.

A serra de Sintra, rematada do lado do oceano pelas imponentes arribas do Cabo da Roca, constitui um dos maiores acidentes topográficos do litoral português. O Parque Natural corresponde a um triângulo cuja base é a linha Cascais-Cabo Raso e cujo vértice superior é a Foz do Falcão, a sul da Ericeira. Um dos lados é a linha de costa correspondente, sendo o outro um traçado irregular que desce de norte para sul pela Assafora, São João das Lampas, Sintra e Malveira da Serra. O concelho de Cascais ocupa o extremo sul do Parque, englobando a Boca do Inferno e a Praia do Guincho no litoral e a encosta montanhosa onde se situa a aldeia de Malveira da Serra. Sintra, na encosta norte da serra, foi classificada como património mundial da Unesco, salientando-se os edifícios e parques de inspiração romântica, como os palácios da Pena e de Monserrate e respectivos parques e jardins. A sua beleza foi cantada por muitos poetas, como Lord Byron. Esta área protegida pode dividir-se em três grandes zonas: o litoral, caracterizado por imponentes arribas costeiras, alguma praias com interessante sistema dunar; a serra, com densas formações florestais; e a área agrícola, a norte, onde a paisagem ainda é dominada pelos muros de pedra-seca a delimitar os campos agrícolas, onde ainda se produz o célebre vinho de Colares. O ponto mais espectacular do litoral é o Cabo da Roca, extremo ocidental da Europa.

Área: 14.583 ha.
Percursos pedestres: 1- Percurso Cabo da Roca / Pedra do Cavalo, com uma extensão de 3 km, duração de uma hora e meia e elevado grau de dificuldade, apresentando como principais pontos de interesse a observação da fauna e flora. 2 - Percurso da área agrícola de Janas, com a extensão de 3 km, duração de uma hora e meia e dificuldade média.
Serviços disponíveis: Centro de Interpretação, Percursos Pedestres
Título: Paisagens mágicas às portas de Lisboa
Morada: Rua Gago Coutinho 1
Código Postal: 2710 566 SINTRA
Tel: 210995478
E-mail: geral@cascaisnatura.org
Site: www.cascaisnatura.org
Distrito: Lisboa
Concelho: Sintra
Freguesia: Santa Maria e São Miguel
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora