Papas de São Miguel de Oliveira de Azeméis

Dicas para a confecção: Para 4 pessoas -250 g de feijão branco ou manteiga; 250 g de vinha-d`alho (coiratos de porco em vinho tinto, sal e alhos durante 2 dias); 1 molho de nabiças, farinha de milho, sal e + 2 ossos de suã .Confecção:Dois dias antes, põe-se de molho, em vinho tinto, 250 g de coiratos de porco, com sal e alguns dentes de alho cortados. No próprio dia, demolha-se e coze-se o feijão. Entretanto, cortam-se as nabiças como para caldo-verde. Quando o feijão estiver cozido, juntam-se-lhe os coiratos escorridos. Deixa-se cozer bem os coiratos, juntando de seguida as nabiças. Usando a água de cozer os coiratos, as nabiças e o feijão (em parte ou na totalidade) engrossa-se com farinha de milho, até se obter a espessura desejada, pois estas papas podem ser ralas como espessas, conforme o gosto de cada um, não esquecendo o tempêro de sal. Serve-se em malgas, assim que a farinha estiver cozida. Aguarda-se 5 a 10 minutos antes de as comer, por forma a ganhar uma capa um pouco dura. Esta receita é a genuína, no entanto à quem as faça com ligeiras alterações, adicionando condimentos por forma a retirar parte da intensidade do sabor do vinha-d`alho.
Enquadramento histórico: Em Oliveira de Azeméis, no dia 29 de Setembro, dia do seu padroeiro S. Miguel, é costume comerem-se estas papas. Uma tradição gastronómica que prevalece à mais de 200 anos, não se sabendo exactamente a data de início deste uso e costume, dados de D. Isabel Calejo, apoiando-se na descrição de seu avô. D. Isabel Calejo de 84 anos, é a Fundadora do Grupo Folclórico de Cidacos em 1960, Presidente da Direcção do mesmo Grupo assim como Fundadora da Federação do Folclore Português e membro da CIOFF (Confederação Internacional de Organizações de Festivais de Folclore) - da delegação de Portugal.
Época de Confecção: Todo o ano
Observações: A título informativo, acabou de ser criado no dia 29 de Setembro de 2006, dia do nosso padroeiro - S. Miguel - a Confraria das Papas de S. Miguel, tomando posse os Orgãos Sociais a 22 de Janeiro de 2007.
Código Postal: 3720 OLIVEIRA DE AZEMÉIS
E-mail: gfcidacos@netvisao.pt
Distrito: Aveiro
Concelho: Oliveira de Azemeis
Freguesia: Oliveira de Azeméis
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora