Naturasines

Observações: Outros contactos: 916 098 501; Fernando Almeida: 913 555 53, fernando.almeida@naturasines.pt; Yury Correia: 913 555 532, yury.correia@naturasines.pt;
Modalidades: Canoagem, Passeios Pedestres, Trekking, BTT, Orientação, Actividades com cordas, Surf, Bodyboard, Escalada, Tiro com arco, Tiro com besta, Tiro com Pressão de Ar, Jogos Tradicionais, Paintball

Empresa especializada em actividades de aventura, recreio, lazer e desporto, com programas que vão desde os passeios pedestres ao baptismo de surf, escalada e rappel. Entre os serviços disponibilizados estão também os projectos Empresas Activas (teamwork adventures, incentivos, formação, etc) e Escolas Activas (fins-de-semana e férias aventura, challengers inter-turmas, etc).

Morada: Urbanização S. Rafael Lote 1 r/c
Código Postal: 7520 266 SINES
Tel: 269636185
E-mail: info@naturasines.pt
Site: www.naturasines.pt
Distrito: Setúbal
Concelho: Sines
Freguesia: Sines

Aula de surf - Sines


Ondas de principiante


Alda Rocha

De repente torna-se óbvio que haja pessoas a levantar-se mais cedo para fugir até ao mar: pelo gozo de se confrontarem consigo mesmas em cima de uma prancha de surf.

Finalmente o mar, a leveza de deslizar deitada na prancha e esquecer tudo. A noite mal dormida e os quilómetros de condução dissipam-se instantaneamente naquele ínfimo lapso de tempo, do primeiro contacto com a água. Não é só dia de estreia no surf, por uma deliciosa coincidência é o primeiro banho do ano, o que torna mais intenso cada instante de descoberta. O entusiasmo do arranque é mais vivo depois do longo adiamento na areia: metade da aula passa-se em terra, no que se assemelha a um verdadeiro ritual de iniciação. Começa por ser uma conversa descontraída em que o instrutor Miguel Quintas, da Naturasines, vai percebendo o (pouco) à-vontade no mar enquanto transmite conceitos básicos da modalidade. O mais importante é o entusiasmo que transparece das palavras de um homem que há 15 anos descobriu o prazer do surf. Pouco a pouco, o léxico vai sendo desfiado, sempre com a recomendação de que há tempo para aprender: não vale a pena tentar reter tudo hoje. Mais que o conhecimento rigoroso, transmite-se a confiança que fará toda a diferença na atitude que se terá no mar.

Está uma manhã radiosa em S. Torpes, Sines, e o fato de neoprene continua à espera de ser vestido, a não ser que se queira fazer sauna num cenário alternativo. O aquecimento já é feito com o fato, mas em versão arejada, enfiado só até à cintura. É importante não descurar o aquecimento, que ainda assim não nos poupará à confirmação do aviso: no surf usamos músculos pouco solicitados noutras actividades.

Haverá tempo para essa constatação; por agora mimetizam-se os movimentos a fazer em cima da prancha. Primeiro sobre uma linha desenhada na areia. Corpo deitado, içar o tronco sobre os braços esticados, flectir a perna direita até à altura do joelho, rodando ligeiramente a anca no mesmo sentido e dando espaço à perna esquerda para avançar. Isto no caso de o surfista ser regular (pé esquerdo à frente); invertam-se as instruções no goofie (isso mesmo, no surf quem usa o pé direito à frente tem nome de pateta).

O movimento tem de ser fluido e rápido, o que está longe de acontecer mesmo em terra. É preciso repetir, repetir, repetir, vezes sem conta; depois já sobre a prancha, para se ir interiorizando a posição relativa do corpo.

2009-07-27
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora