Inaugurado em Agosto de 2007, está situado sobre a baía da praia do Martinhal, em Sagres. Foi renovado a partir do clássico hotel que aqui existia desde os anos de 1960. A remodelação transformou o velho hotel numa moderna unidade, com uma decoração minimalista mas sofisticada, onde predominam as cores claras. Aqui, promove-se um ambiente informal envolto numa aura de serenidade e tranquilidade. Uma característica comum aos seus 111 quartos são as paredes envidraçadas que conduzem a uma varanda com vista sobre o mar. É assim que o hotel utiliza o espaço e convoca a paisagem para dentro do interior do edifício. Os serviços incluem piscina, spa, clube para crianças e um restaurante de cozinha mediterrânica.
Categoria: 4 estrelasSagres - vila associada para sempre à epopeia das Descobertas portuguesas - continua a ser terra de marinheiros, mas agora sem caravelas e naus que partam rumo a destinos longínquos. Hoje são os pescadores, os (wind)surfistas e os turistas os conquistadores das praias desta zona onde o cheiro a maresia se mistura com os odores a esteva do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Foi neste enquadramento, que tem tanto de histórico como de natural, que se instalou o Memmo Baleeira, hotel de quatro estrelas ressurgido das antigas paredes de um outro ali nascido na década de sessenta.
O nome remete para as memórias que estão na base do mote da marca: “só quem viaja tem histórias para contar”. A nossa pode passar pelo facto de que, pela sua geografia em cotovelo, em Sagres consegue ver-se o nascer e o pôr do Sol no mar da mesma janela. Quantos mais sítios conhece assim?
Interiores
Das pequenas varandas dos quartos deste hotel virado para o Atlântico, avistam-se a baía do Martinhal e o porto da Baleeira, uma panorâmica comum à sala de reuniões e de banquetes. Só isto é suficiente para que, em trabalho ou lazer, levemos daqui as melhores recordações.
Com uma localização destas, a luz natural conquista todo o hotel, inclusivamente os quartos, onde os cortinados poderão ser um bom aliado para corpos cansados que precisem de mais algumas horas de sono. A cama - com nome próprio Memmo Unforgettable Bed - e colchão muito confortável, envolve-nos com os seus lençóis de algodão egípcio.
O projecto arquitectónico contou com a assinatura de Samuel Torres de Carvalho que também se ocupou da decoração, caracterizada por evitar o floreado. Candeeiros, assentos, mesas e tapetes subordinam-se ao tema “bola”. Branco e azul são os tons que mais predominam.
Sabor a mar
Este é um local indicado para apresentar-se em família. O Memmo Kidding entretém os mais novos com jogos didácticos, actividades fora de portas e refeições. (Disponível durante as épocas altas).
Já os pais podem comer no restaurante do hotel, de inspiração mediterrânica, que aposta nos produtos locais. Uma das especialidades é o Bacalhau fresco em cama de espinafres com molho de pimento e puré de batata doce (Aljezur e Vila do Bispo são fortes no cultivo desta espécie). Tendo em conta que estamos em Sagres, as sugestões de peixe devem ser tidas em conta.