Vale d`El Rei Suite & Village Resort encontra-se num ponto elevado do Algarve tranquilo. Cercado por videiras, serras e um lance de litoral. Aqui pode encontrar um hotel com quartos de design actual e um conjunto de moradias assente no estilo mourisco, típico da arquitectura da região, onde todos os elementos estão perfeitamente integrados num rigoroso projecto paisagístico - um lago cercado por jardins com figueiras e pinheiros, com um bosque bem preservado como cenário de fundo. Para além, da localização privilegiada e de todo o conforto, os hóspedes beneficiam dos serviços e facilidades do hotel tais como restaurantes e bar, day spa, court de ténis, aluguer de bicicletas e piscinas exteriores.
Existe desde 2004, numa zona onde as poucas vinhas do Algarve ainda forram os campos, mas entrou em 2008 com o pé direito e de cara lavada, após profunda renovação que lhe mudou o conceito - de aparthotel para resort com hotel e moradias - e o tornou muito mais moderno.
Outros acrescentos fizeram a diferença, caso do Spa - como seria de esperar num quatro estrelas recente - do bar junto à piscina (anteriormente apenas uma zona de estar) e do aumento da área dedicada ao jardim, agora com plantas mediterrânicas, adaptadas ao terreno e ao clima. Num trocadilho com o nome, e apesar da sua faceta moderna, o hotel lançou o mote: “rei por um dia”. Cabe ao futuro hóspede aceitar ou não o reinado.
O meu reino por um quarto
Feitas as contas, há mais gente a dormir no Vale d’ El Rei após a remodelação pois a oferta de unidades de alojamento cresceu de 32 para 54. Quinze são as suites e 39 os quartos, todos com varanda.
Não vai seguramente ficar indiferente à imagem de marca da dupla de decoradores Arnold Aarssen e Carolina König: cores fortes que se relacionam com os pontos cardeais para onde estão voltados. Assim nunca se perde o norte...
Seguindo a lógica, a sul encontra os quartos pintados a azul porque é para lá que fica o mar. A poente, zona de campo, o verde do pinheiro e da oliveira e a nascente, para o jardim, a cor da buganvília.
Os três quartos nupciais e as suites abandonam a lógica das cores e, tal como um presente, surgem embrulhadas em papel de parede, o que lhes confere um certo intimismo.
A contemporaneidade aparece aliada ao mobiliário de linhas rectas enquanto que a tradição desponta nos quadros, que na verdade no caso das suites são fotografias a preto e branco impressas na tela. Combinam a ruralidade do interior algarvio com uma ou outra foto da capital.
Tradição q.b
As 22 moradias de dois pisos - que podem ser compradas ou arrendadas - têm fachadas ao estilo mourisco mas regerem-se pela mesma toada dos quartos e suites no que à decoração de interiores diz respeito.