Numa antiga casa agrícola de finais de século XVIII, cujos edifícios de apoio foram também reconvertidos, nasceu o Hotel Rural Quinta de Novais, em Arouca. A recuperação e restauro do conjunto respeitaram as características das construções preexistentes, tendo havido, no entanto, a preocupação de introduzir um toque de modernidade e todo o conforto imprescindível aos dias de hoje. A utilização de materiais como o ferro e o vidro, assim como a escolha de algumas cores mais arrojadas, permitiram a criação de espaços e ambientes de surpreendentes contrastes.
O espaço envolvente, que engloba os edifícios da piscina (coberta ou descoberta), ginásio e jacuzzi, mantém uma grande área de castanheiros, carvalhos e sobreiros que, juntamente com o espaço verde e florido do jardim, e tendo por horizonte a serra da Freita, formam um conjunto único.
Os 16 quartos duplos dividem-se por quatro ambientes decorativos diferentes, apresentando uma varanda individual com vista para a serra ou para a floresta que se estende em frente da quinta.
O Hotel Rural Quinta de Novais dispõe ainda de um restaurante, naquela que foi a adega da antiga quinta, amplo para os trinta e dois lugares, com uma janela a toda a dimensão da parede nascente, ar condicionado e lareira, onde se podem degustar, sem pressa, algumas das iguarias da região: vitela, cabrito, fumeiros e doces regionais. Poderá usufruir de uma variedade de actividades desportivas - caminhadas, BTT, rafting, cannyoning, orientação, etc. , desenvolvidas na área envolvente da unidade ou na região (rio Paiva e Serra da Freita).