Fundação José Saramago - Casa dos Bicos

Instalada desde junho de 2012 na Casa dos Bicos, a Fundação José Saramago tem como missão preservar e divulgar a obra do escritor e Prémio Nobel Português, galardoado em 1998 e falecido em 2010. O edifício da Casa dos Bicos, que teve como modelo o italiano Palácio dos Diamantes, foi mandado construir em 1523 por Brás de Albuquerque, filho do vice-rei da Índia, Afonso de Albuquerque. Teve várias ocupações, incluindo a de armazém de bacalhau, até ter sido adaptada a sede da Fundação. No piso térreo, estão ainda expostos vestígios de épocas passadas: um conjunto de estruturas que remonta às primeiras ocupações do espaço, um troço importante da muralha fernandina, tanques romanos (cetárias) de base quadrangular, destinados à salga e conserva de peixes (o famoso garum), e restos de cerca moura.Como espaço público de divulgação, a Casa dos Bicos/Fundação José Saramago está agora de portas abertas, promovendo diversas iniciativas culturais - exposições, recitais, conferências, cursos, seminários, etc. Integra biblioteca, livraria e loja.

Dia(s) de Encerramento: Domingos
Horário de visita: De segunda a sexta, das 10:00 às 18:00 (última entrada - 17:30). Sábados das 10:00 às 14:00 (Última entrada - 13:30)
Morada: Rua dos Bacalhoeiros 10
Código Postal: 1100 135 LISBOA
Tel: 218802040
E-mail: info.pt@josesaramago.org
Site: www.josesaramago.org
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia:

Dia do Desassossego


Memorial do Saramago



Se estivesse vivo, sábado, dia 16 de novembro, José Saramago faria 91 anos. Para assinalar a data, a fundação presidida por Pilar del Rio convida os amantes da literatura a virem para a rua ler, numa espécie de “desassossego ativo”, mas como não poderia deixar de ser dentro de portas também se faz a comemoração.  

Desassossegue-se na rua

Nas estações do Metro de Lisboa, dias 15 e 16 de novembro, durante todo o dia, vai haver leituras de fragmentos de textos de autores portugueses, gravados por Fernando Alves, com música de António Pinho Vargas em colaboração com a BOCA - Palavras que alimentam.

Nas lojas A Vida Portuguesa e Quiosques de Refresco vão ser distribuídos mapas com o percurso de O Ano da Morte de Ricardo Reis.

Durante a manhã, atores do Grupo Éter irão ler passagens d’O Ano da Morte de Ricardo Reis de Saramago e d’O Livro do Desassossego de Pessoa bem como de outros autores portugueses. Às 10 horas estão previstas paragens no Rossio, uma hora depois no Chiado/Praça Luís de Camões, ao meio-dia em Santa Catarina e às 13 horas na Rua António Maria. Percurso completo disponível aqui.

Em Vila Franca de Xira, no Auditório do Museu do Neo-Realismo vai passar a versão integral de cinco horas do filme José e Pilar. Começa às 15 horas.

A Fundação José Saramago recebe pelas 16h30 uma sessão de contos com Rodolfo Castro e às 21 horas é tempo de ver o documentário Ulisses, a partir de uma ideia de Rui Tavares. Debate com a presença de Rui Tavares e de outros convidados.

2013-11-13
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora