Espaço onde as artes ganham lugar. Cursos de formação livre para quem procura um melhor conhecimento de teatro através da representação e workshops de curta duração em áreas específicas para estudantes e profissinais do teatros.
Nem toda a gente gosta de sair do trabalho e ir a correr para casa. Para aqueles que têm vontade de passar os fins de tarde de forma diferente, o Espaço Evoé, um centro de formação artística, apresenta algumas alternativas. Teatro do Gesto, sem recurso à voz e ao canto, Easy Motion - Movimento Criativo, Técnicas Circenses, Danças Tradicionais Africanas, Sapateado e muitas, muitas mais.
Os números deixam-nos impressionados se pensarmos que em apenas dois anos, pelo Espaço Evoé passaram 700 alunos de teatro e dança, sem falarmos da consciência corporal, de carácter mais vivencial. Os 41 cursos anuais que ministrou e os 17 workshops de especialização são um reflexo da diversidade de escolhas que aqui se pode conseguir. O Workshop Clown, com Pepe Nuñez é dos mais procurados e este ano tem início a 26 de Novembro. São quatro dias a descobrir o palhaço que há dentro de nós.
Por entre os cursos anuais, o chamado Projecto Raízes, workshops, as sementes que se espera que germinem mais tarde num curso mais aprofundado, ou ainda o Programa Terra, fusão de cursos artísticos com outros terapêuticos, não vão faltar ideias. Vinte e três para ser precisa. É certo que nem todos estes cursos funcionam num horário pós-laboral, mas esses serão os profissionalizantes para gente interessada em seguir a via artística.
Estes que nos vamos ocupar e que apenas vêm preencher um espaço vago nos tempos livres, não pretendem formar artistas, apenas pessoas melhores. Melhores no relacionamento com os outros, melhores porque conscientes da potencialidade dos sentidos e conhecedores do seu próprio corpo...
Na aula de Interpretação a que o Lifecooler assistiu, trabalhou-se a consciência corporal com exercícios de equilíbrio, respiração e relaxamento. Turmas pequenas, de pouco mais de 10 elementos para não haver dispersões. Há espaço para a reflexão, para o riso, para o diálogo e claro, para a aprendizagem.
Mas para desfazer de uma vez por todas qualquer tipo de dúvida, o ideal será mesmo assistir às aulas abertas e gratuitas de teatro, voz, canto que servem de aperitivo ao que se pode fazer depois durante o ano. E nestas não se paga nem um tostão, ou melhor, nenhum euro. As últimas foram a 30 e 31 de Outubro.
Dentro em breve, é bem provável que comece a dizer Evoé, a saudação ao Deus Grego Dionísio, divindade protectora e promotora do vinho, das festas, das danças e claro, do Teatro.
Todas as informações e contactos em:
http://www.evoe.pt/