de 142
ver todos

Convento do Espinheiro Historic Hotel & Spa

de 142
ver todos

Um antigo mosteiro do século XV, considerado Monumento Nacional, foi completamente restaurado e convertido num hotel de luxo, oferecendo um restaurante gastronómico localizado na antiga adega do convento, um piano bar na antiga cozinha dos monges e, na cisterna gótica, uma área para degustação de vinhos e produtos regionais. Um Spa com 5 salas de tratamento, um paddle e um heliporto completam a oferta. Está rodeado de magníficos jardins e situa-se a apenas 2 Km de Évora, cidade Património Mundial pela Unesco.

Acessos: A 2 km de Évora. A6 (Évora)
Categoria: 5 estrelas
Hotéis nacionais pertencentes ao grupo: Sheraton Lisboa Hotel & Towers, Sheraton Algarve Pine Cliffs, Sheraton Porto Hotel & Spa; campo Real em Torres vedras (abertura prevista para 2007)
Localização: Campo
Nº de quartos: 92
Nº de suites: 6
Cadeia / grupo de hotéis:: The Luxury Collection by Starwood
Preço Época Alta: 251
Preço Época Baixa: 221
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Serviços / Equipamentos: Acessos para deficientes, Animais admitidos, Ar condicionado em áreas comuns, Ar condicionado nos quartos, Bar, Biblioteca, Bicicletas, Cofre na recepção para guarda de valores, Cofre nos quartos para guarda de valores, Elevador, Espaço / equipamento para acesso à internet, Ginásio, Igreja / Capela, Jardim, Kitchenette, Minibar, Música ou rádio nos quartos, Parque de estacionamento, Piscina exterior, Piscina infantil, Piscina interior, Posto de primeiros socorros, Quartos com linha telefónica para ligação de modem, Rent-a-car, Restaurante, Sala de reuniões / conferências, Sala de festas, Sauna, Snack-bar, Solário, Telefone nos quartos, Ténis, Termas, TV nos quartos, SPA, Health Club, Banho turco, Business Center
Morada: Apartado 594
Código Postal: 7005 839 ÉVORA
Tel: 266788200
E-mail: reservations@conventodoespinheiro.com
Site: www.conventodoespinheiro.com
Distrito: Évora
Concelho: Évora
Freguesia: Canaviais

Convento do Espinheiro Hotel & Spa - Évora


Herança dos jerónimos no Alentejo.


Paula Oliveira Silva

Instalado num antigo convento classificado como Monumento Nacional, o Hotel do Espinheiro é uma herança da nossa história onde assenta que nem uma luva a expressão “foi aqui...”, popularizada pelo Professor Hermano Saraiva. “Foi aqui” que se reuniram as cortes de 1481, aqui terão sido recebidas as boas novas da descoberta do caminho marítimo para a Índia.

Como pousada de reis, de que também fazia as vezes, tanta política do reino se discutiu, tanto se conspirou... Com a categoria de hotel, conta com as únicas cinco estrelas de todo o Alentejo e faz parte da marca Luxury Collection. Com tais pergaminhos não admira que seja um dos melhores alojamentos desta região.

De aparição a convento

À entrada do hotel está uma imagem de Nossa Senhora do Espinheiro, a santa que terá aparecido naquela árvore a um pastor, por volta de 1400.

A fé na virgem levou a que aqui se tenha fundado, primeiramente uma modesta ermida, e depois uma igreja tão bonita quanto a que servia o convento (posteriormente construído). Possuindo valiosos retábulos em talha dourada e azulejos de várias épocas, o templo serviu de panteão a muitos nobres. Garcia de Resende, poeta e cronista, está neste mosteiro sepultado, mas numa capela traseira.

O convento foi também um centro de cultura, albergando a Escola de Pintura do Frei Carlos, cujas réplicas de alguns quadros podem ser apreciadas nos corredores e salas deste hotel como a biblioteca.

De pobre vida não se podiam queixar os monges jerónimos que vieram habitar o mosteiro, os mesmos para quem, tempos mais tarde, foi levantado um grandioso convento em Belém.

Conforto e descontracção

No Espinheiro a comodidade é tal que até se pode dar o caso de preferirmos a clausura, ainda que provisória, ao passeio. Mesmo os quartos da ala nova, harmoniosamente integrados com a parte centenária, apresentam-se bastante completos.

Televisão com écran LCD plasma, robe e chinelos, banheira para gostos mais demorados e cabine de duche para quem prefere ter tempo para outras coisas. E ainda, porque não dizê-lo, a sanita que também é bidé? Houve alguém que não se esqueceu do conforto que os tempos modernos exigem...

Situadas na área do convento, as suites são todas diferentes entre si. A Suite Real, com o nome de D. João II, tem um terraço privativo com vista para Évora, Património Mundial catalogado pela UNESCO. Daqui ouvem-se chocalhos. Apesar de estarmos a dois quilómetros da cidade, os rebanhos não dispensam os passeios regulares aos terrenos em volta.

2005-04-19
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora