* ENCERRADO PERMANENTEMENTE *Inaugurado no início de 2013 no Passeio dos Clérigos, é um espaço informal e descontraído, que propõe o convívio à volta de uma seleção de petiscos e vinhos de qualidade. Com sala interior e esplanada, a ementa distribui-se por uma variedade de iguarias que vão do leitão à picanha Kobe, passando por uma miríade de tapas e pratinhos que facilitam e convidam à partilha.
Dia(s) de Encerramento: SegundasO ambiente informal, o vinho a copo e as propostas saborosas prenunciam momentos bem passados, no novo Passeio dos Clérigos, um espaço comercial devolvido à cidade do Porto.
À volta de uma mesa há sempre assunto para conversar. Se a isso juntarmos um punhado de pitéus de sabor sincero, o hábito de conviver pode ser que torne a vida mais leve. Pelo menos é isso que pensa o chefe Pedro Lemos na hora de explicar a abertura do mais recente espaço na Baixa do Porto. Chama-se Clérigos, Vinhos & Petiscos e pretende ser um espaço despretensioso, «muito informal onde qualquer um se sinta à vontade», confessa o chefe para quem os «petiscos são um convite ao convívio».
Os pratos mantêm os sabores já testados e aprovados pela clientela do restaurante Pedro Lemos, na Foz. E na lista de vinhos há quatro dezenas de propostas que podem ser apreciadas em versão prova, meio copo ou copo e é o próprio cliente que se pode servir na máquina onde estão colocadas as garrafas. No quadro junto ao balcão encontra outras sugestões de bebidas escritas a giz com destaque para os cocktails.
O espaço distribui-se pela sala principal, onde o corrupio na preparação dos petiscos está à vista de todos, e por uma esplanada mais recatada e com vista para a azáfama da Rua das Carmelitas. Aqui, há vasos com árvores de fruto e, não se preocupe com os dias mais frios, os aquecedores, alguns situados mesmo por cima das mesas, asseguram que tenha uma refeição confortável.
Mas comece-se antes pela localização. De um lado temos a majestosa Livraria Lello, do outro, o ex-líbris do Porto, a Torre dos Clérigos, a comemorar 250 anos. A nova aposta, de Pedro Lemos, em parceira com o restaurante Shis, é uma casa que pretende implantar o hábito do petisco e situa-se no novo Passeio dos Clérigos, um espaço comercial rasgado por um corredor que liga a mítica livraria à emblemática torre, numa intervenção do gabinete Balonas e Menano que decidiu, assim, abrir e devolver a Praça de Lisboa à cidade.
Profundo conhecedor das casas e tascas da Baixa portuense, a Pedro Lemos agrada-lhe o dinamismo que invadiu o centro da Invicta. É também por isso, que ao Clérigos Vinhos & Petiscos se juntará em breve o Café Brasserie, mesmo ao lado e, mais tarde, o Pátio das Oliveiras, o jardim na cobertura, receberá o Gastronómico Pedro Lemos, assegurando uma oferta diversificada para todos os tipos de paladares.