Casais do Termo

A proposta desta unidade é a de um turismo intimamente ligado à natureza, aos animais e aos produtos da terra, sendo o alojamento feito em confortáveis e típicas casas de xisto dispersas pelo campo e rodeadas de hortas (inteiramente disponíveis para uso dos hóspedes) e de uma extensa área de pinhal, propícia a caminhadas. A unidade possui duas éguas e também aceita cavalos e outros animais de estimação. São, ainda, disponibilizadas algumas embarcações para que os hóspedes possam desfrutar das águas das albufeiras do Cabril e Bouça.

Localização: Campo
Nº de camas: 1
Nº de quartos: 1
Período de funcionamento: Todo o ano
Preço Época Alta: 45.00
Preço Época Baixa: 45.00
Categoria: Casa de Campo
Serviços / Equipamentos: Acessos para deficientes, Animais admitidos, Barcos, Equitação, Grill, Jardim, Kitchenette, Lavandaria, Parque de estacionamento, Sala de TV e/ou vídeo, Serviço de quartos
Código Postal: 3270 054 PEDRÓGÃO GRANDE
Tel: 965547819
E-mail: geral@casaisdotermo.com
Site: www.casaisdotermo.com
Distrito: Leiria
Concelho: Pedrógão Grande
Freguesia: Pedrógão Grande

Casais do Termo - Pedrógão Grande


O sabor do campo sem corantes nem conservantes.


Ana Marta Ramos

Olhando para o mapa, Pedrógão Grande encontra-se no extremo noroeste do distrito de Leiria, fazendo fronteira com os distritos de Coimbra e Castelo Branco. Embora pertença, ainda, à Beira Litoral, as suas características identificam-se mais com a Beira Baixa.

Respirar fundo

A propriedade dos Casais do Termo ocupa oito hectares da pequena aldeia de Carreira, pertencente ao concelho de Pedrógão Grande. Ao todo, são 26 parcelas de terreno (típicas das zonas de minifúndio) que Domingos e Olinda Luís foram juntando, entre heranças e aquisições. Vale a pena reforçar: 80.000 metros quadrados ao dispor dos hóspedes, dos quais a área construída, provavelmente, não chega às três centenas. O que é que sobra? Espaço e mais espaço. Pinhal a perder de vista e moitas com carvalhos, castanheiros e sobreiros. Hortas e pomares. Vinha. Agricultura biológica. Ar puro. No que toca a construções, é o xisto que mais impera. Na Casa dos Miguéis, a maior da propriedade, preparam-se os pequenos-almoços (que também podem aí ser tomados, desfrutando dos terraços e da vista desafogada). O alojamento distribui-se por duas casas típicas de xisto, bem distantes uma da outra e com jardins privativos para garantir a mais completa tranquilidade.

A Casa da Laje fica junto à antiga eira da quinta, já nos limites da aldeia. Lá dentro, os hóspedes encontram um quarto, uma sala com salamandra e uma kitchenette completamente equipada. Fora de portas há um agradável jardim com mobiliário de exterior, convenientemente aconchegado por vedações de arbustos.

A Casa da Várzea fica em plena zona agrícola, rodeada por um pequeno jardim relvado e virada de frente para a floresta. O interior equivale ao da casa atrás descrita, diferindo apenas nos pormenores rústicos compostos ao gosto da proprietária, admiradora confessa de antiguidades. Ambas possuem um sofá-cama e, se for caso disso, poderão ser lá colocadas camas para crianças.

O sabor das coisas

Os pequenos-almoços são entregues à porta, dentro de uns grandes cestos com um compartimento térmico, e podem conter leite, chá, café, pão quente, queijo, doces caseiros (tomate, abóbora com nozes...), mel e fruta. Isto, na primeira manhã. A partir daí, os hóspedes devolvem as ditas cestas com uma lista das suas preferências.

2006-09-27
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora