O edifício da Casa do Forno foi em tempos um dos fornos comunitários da vila de Salvaterra do Extremo, povoação localizada no concelho raiano de Idanha-a-Nova bem junto à fronteira tal como o próprio nome indica. Abandonado durante décadas o edifício atingiu um avançado estado de degradação onde o telhado não suportou o passar do tempo. Afortunadamente a cúpula do forno manteve-se intacta preservando a construção artesanal. O forno em questão tinha a particularidade de ter uma câmara de aquecimento separada da câmara de cozedura permitindo manter o lar limpo mesmo após diversas utilizações. A construção original foi mantida na integra tendo sido apenas necessária a substituição das lajes de tijolo refractário que compõem o lar do forno.
Hoje, no lugar onde funcionava o antigo forno comunitário encontra-se a padaria tradicional da "Casa do Forno" onde o pão continua a ser feito neste forno quase centenário pelos mesmos métodos ancestrais.
Durante a reconstrução do edifício foi acrescentado outro piso sobre o já existente, zona onde actualmente se dispõem os quartos. Na "Casa do Forno" acorda-se de manhã com o cheirinho a pão saído do forno, desce-se à sala de refeições e ele espera-nos acompanhado de doces caseiros.
Caminhada nas Termas de Monfortinho (Idanha-a-Nova)
Idanha a Velha, Beira Interior, Portugal 19 04 2014
Salvaterra do Extremo, Beira Interior, Portugal 21 04 2014
Penha Garcia, Beira Interior, Portugal 21 04 2014