Casa do Campo

A Casa do Campo localiza-se em Terras de Basto, pertence desde sempre à família Meireles Pereira Leite Teixeira Coelho, é datada do século XVII. Edifício de dois corpos com torre quinhentista e capela do século XVIII. Rodeado por um jardim centenário de camélias, pode usufruir da piscina e do court de ténis. Existem quartos modernos e clássicos e a decoração proporciona um contacto com a história.

Acessos: A 21 km de Amarante: N210.
Localização: Campo
Nº de camas: 19
Nº de quartos: 10
Nº de suites: 2
Observações: Tem 2 apartamentos T1.Preços de 1 de Junho a 31 de Maio: Suite 100 euros; Quarto Duplo 80 euros; Quarto Individual 69 euros; Apartamento X 2; Cama extra 21 euros.
Preço Época Alta: 100.00
Preço Época Baixa: 80.00
Categoria: Turismo de Habitação
Serviços / Equipamentos: Igreja / Capela, Jardim, Piscina exterior, Sala de estar comum, Ténis
Morada: Casal do Campo
Código Postal: 4890 MOLARES
Tel: 255361231
E-mail: infogeral@casadocampo.pt
Site: www.casadocampo.pt
Distrito: Braga
Concelho: Celorico de Basto
Freguesia: Molares

2ª Parte - Casa do Campo



Ana Ferreira

Ao longo dos anos foi sofrendo várias modificações das quais ficaram marcas, como por exemplo a imensa eira, que lembra a actividade agrícola de então. Hoje, na propriedade, a cultura é essencialmente de vinha. No século XIX foram feitas algumas intervenções e recentemente parte grande da casa outrora dedicada à agricultura, modernizada. No jardim foi construída uma piscina de dimensões amplas, elemento importante para uma estadia de Verão.

O interior

A imponência do exterior reflecte-se dentro da casa. Os móveis de várias épocas mantêm-se cuidados e sente-se que fazem parte do quotidiano da família que habita a casa. Quer isto dizer que se vive num luxo familiar.

Há peças curiosas como as poltronas forradas, os biombos, os espelhos e o detalhe das cortinas bordadas com a pedra de armas da família Meirelles Pereira Leite Teixeira Coelho, proprietária da casa desde o seu início, séc. XVII.

Na sala de jantar, particularmente bonita, chamam a atenção as belas cristaleiras onde se podem ver peças de serviços de porcelana de gerações passadas. No centro, a enorme mesa oval onde os hóspedes tomam o pequeno-almoço e podem também almoçar e jantar mediante marcação.

Todas as salas da casa estão abertas aos hóspedes. A cozinha, toda em pedra, com janelas para o exterior, é especial.

Para dormir, existem à escolha do hóspede 6 quartos, 2 suites e 2 apartamentos. São todos diferentes, mantendo como característica comum um ambiente agradável e um toque feminino na decoração cuidada que se estende aos lençóis bordados. O linho bordado, seja em toalhas ou lençóis, é outra actividade que se pode apreciar e comprar no sector de artesanato neste turismo de habitação a funcionar desde 1987.

À volta há passeios para dar . Embora não seja muito perto, sendo necessário ir de carro, vale a pena ver as imponentes Fisgas do Ermelo, quedas de água entre pedras numa ambiente selvagem. Aliás, qualquer passeio pelas redondezas da casa é uma sucessão de descobertas de bonitos solares. Ou não estivéssemos nós no coração das Terras de Basto.

Mas é no jardim, entre os recortes estranhos das camélias em flor, que se respira a força de uma beleza secular. Quem sabe se Eduardo Mãos de Tesoura não terá um dia passado por aqui…

2007-01-10
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora