de 30
ver todos

Casa de São Lourenço

de 30
ver todos

A antiga Pousada de São Lourenço, uma das primeiras pousadas de Portugal inaugurada em 1948, foi completamente remodelada e transformou-se na Casa de São Lourenço, o único hotel 5 estrelas da região da Serra da Estrela. A vista é deslumbrante e oferece uma panorâmica sobre o Vale Glaciar do rio Zêzere, o maior vale glaciar da Europa e a vila de Manteigas. Tem 21 quartos, 4 deles suítes. Na requalificação houve um especial cuidado na preservação da história do edifício e no seu enquadramento assim como uma preocupação com a sustentabilidade. Aqui presta-se também uma homenagem a Maria Keil, uma das mais relevantes artistas portuguesas do séc. XX através de instalações de arte expostas pelas paredes.
O restaurante de São Lourenço oferece comida portuguesa com enfoque na região da Beira Alta e uma grande panorâmica sobre o Vale Glaciar do rio Zêzere.

Local ideal para provar os produtos regionais, tais como o queijo da Serra, assim como para conhecer as aldeias mais típicas de Portugal. Os desportos na neve e os banhos nas lagoas naturais atraem a esta região muitos visitantes durante todo o ano.

Acessos: Estrada Nacional 232
Localização: Campo
Nº de quartos: 21
Período de funcionamento: Todo o ano.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Serviços / Equipamentos: Animais não admitidos, Ar condicionado em áreas comuns, Ar condicionado nos quartos, Bar, Bicicletas, Cofre na recepção para guarda de valores, Cofre nos quartos para guarda de valores, Espaço / equipamento para acesso à internet, Estação de autocarros, Estação de comboios, Hospital / centro de saúde, Jardim, Lavandaria, Minibar, Música ou rádio nos quartos, Parque de estacionamento, Posto de primeiros socorros, Restaurante, Sala de reuniões / conferências, Sala de festas, Sala de TV e/ou vídeo, Serviço de quartos, Tabacaria, Telefone nos quartos, TV nos quartos, TV Satélite/TV Cabo, Aquecimento
Morada: Estrada Nacional 232 km 50
Código Postal: 6260 200 MANTEIGAS
Tel: 275249730
E-mail: booking@casadesaolourenco.pt
Site: www.casadesaolourenco.pt
Distrito: Guarda
Concelho: Manteigas
Freguesia: Santa Maria

Pousada de São Lourenço - Manteigas


Lá em cima há um céu de cetim.


Ana Marta Ramos

A serra da Estrela foi o destino que escolhemos para escapar à última vaga de calor. Senão, vejamos: 35 graus em Lisboa e 27 graus nas Penhas Douradas? Vamos já a caminho!

Sempre a subir

Foi a 1.300 metros de altitude que, a 14 de Abril de 1948, se inaugurou a Pousada de São Lourenço. O projecto, da autoria do arquitecto Rogério de Azevedo, privilegiou o granito e a madeira da região, criando um requintado abrigo de montanha em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.

A mãe Natureza encarregou-se do resto: as nascentes dos rios Zêzere, Mondego e Alva, nas proximidades, garantem a abundância de água necessária à manutenção da paisagem verdejante, criando recantos idílicos para banhos e desportos aquáticos. E a vista privilegiada sobre o Vale Glaciar do Zêzere repousa a alma e lembra que, nos arredores, há um manancial infindável de roteiros por descobrir.

Aquilo que os hóspedes hoje encontram difere um pouco da versão de há 58 anos. Os quartos foram aumentando, passando dos quatro originais para os 21 actuais. Também os imensos terraços que circundavam o edifício foram "resgatados" para o interior, permitindo que hoje se disponibilize uma enorme sala de refeições panorâmica, um bar/sala de jogos, uma sala de estar com lareira e um agradável lobby com uma zona de exposição e venda de alguns dos produtos regionais mais característicos da Estrela: os lanifícios, o mel e as compotas.

Ainda assim sobraram varandas para alguns quartos e uma esplanada de apoio ao restaurante. A tranquilidade é, claro está, absoluta. O amanhecer traz um despertar sereno, adocicado pelo canto dos pássaros. Nos quartos impera a decoração rústica, com camas de magníficas cabeceiras em madeira maciça, de onde sobressai o logótipo da Pousada de São Lourenço, formado pela imagem de um lobo e de uma estrela. Os padrões dos tecidos variam entre os quartos, criando, invariavelmente, atmosferas de conforto com aroma a montanha. Neste momento está em fase de preparação uma nova remodelação das instalações, que passará, muito provavelmente, pela modernização da decoração, tal como demonstram os dois quartos-modelo já existentes. Que a modernização não descaracterize esta Pousada, profundamente enraizada na alma da região, é o nosso desejo.

2006-08-16
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora