Nasceu de um sonho da genial pianista Maria João Pires com o objectivo de difundir cultura, de introduzir a arte na pedagogia de forma original e de proporcionar um ambiente de excelência para o processo criativo de artistas. E abriu as portas a turistas.
As propostas de alojamento incluem, na casa principal, sete quartos e duas suites de sonho, a Darhamsala e a Marahaja, três deliciosos quartos na Casa da Piscina, em ambiente rústico, e um apartamento open space, ideal para grupos.
Toda a casa dispõe de infindáveis recantos revestidos de pedra e madeira destinados à estimulação da criatividade e à partilha de experiências. Num projecto destes, a oferta cultural programada é de monta, e chega a brotar espontaneamente, fora do plano.
Existe uma loja de artesanato com peças dos criadores que ornamentam a casa. Ainda se proporcionam visitas guiadas de cariz histórico e cultural para grupos, ou o aluguer de bicicletas, passeios a cavalo ou de burro na extensa quinta que rodeia a zona construída.