Casa de Alfena

A Casa de Alfena, situada na aldeia oficina de Travassos, na margem norte do rio Ave, é a recuperação de uma casa solarenga do século VXIII com antigas oficinas de ourivesaria e sequeiro. As antigas oficinas deram lugar ao único Museu do Ouro existente em Portugal.

Acessos: Sair da A3 em Braga em direcção à Póvoa de Lanhoso e, dali, seguir em direcção a Cabeceiras de Basto. 7 Km depois encontrará uma indicação, à esquerda, para Travassos.
Localização: Campo
Nº de quartos: 5
Período de funcionamento: Todo o ano.
Preço Época Alta: 75.00
Preço Época Baixa: 70.00
Categoria: Turismo de Habitação
Serviços / Equipamentos: Jardim, Piscina exterior, Sala de estar comum
Código Postal: 4830 771 TRAVASSOS
Tel: 253943790
E-mail: casasdealfena@casadealfena.pt
Site: www.casadealfena.pt
Distrito: Braga
Concelho: Póvoa de Lanhoso
Freguesia: Travassos

Casa de Alfena e Museu do Ouro


Portugal tem um museu do Ouro? Ter, tem, a maior parte de nós é que nem desconfia que em Travassos, no Minho, ele existe. E mesmo ao lado a Casa de Alfena, um sonho de calmaria.


Paula Oliveira Silva

Quando se viaja por terras do Minho é provável que se estranhe a pacatez dos lugares, principalmente se esses sítios forem aldeias isoladas. E ainda bem que são. Oxalá se mantenham assim por muito tempo. Pelo menos para quem vem de fora. Travassos é uma dessas povoações onde o barulho que se regista é o do peixeiro que abusa da buzina e o do sino da igreja da aldeia mais próxima a lembrar as horas, as meias-horas e os quartos de hora, também. Para que raio terá esta gente tanta necessidade de saber as horas assim com tanto rigor?

A Casa

Mantêm as aldeias de Póvoa de Lanhoso o encanto de outros tempos ao conservarem as típicas construções graníticas edificadas em terrenos acidentados com vistas de fazer inveja. De Braga a Travassos, os caminhos correm pelas serras como as veias pelo corpo e todas com um destino qualquer. É claro que depois de instalado terá a oportunidade de os descobrir. Por agora é altura de conhecer o destino que o espera: a Casa de Alfena. Trata-se de uma casa senhorial oitocentista com um nome bastante curioso. Pediu o seu primeiro dono o nome emprestado a um arbusto e nunca mais o devolveu, ficando a designação associada para sempre à casa.

Os filhos de Francisco, actual dono, cuidaram do arranjo e da decoração e o resultado é uma ornamentação simples e funcional, mas nem por isso menos cuidada. É por estas e por outras que apetece fugir aos hotéis e vir para lugares onde se respira uma cultura e gastronomia muito própria.

Se as paredes desta casa falassem, certamente teriam muito que contar, mas como tal não é possível Francisco, ocupa-se (e bem) desse intento. Peça que lhe conte a história de um quarto muito especial que envolve “refugiados” políticos, “fugitivos” à tropa, um alçapão e uma manta. Ingredientes perfeitos para um filme policial, baseados em factos reais.

A casa dispõe de duas salas de convívio, uma delas feita à medida de um serão passado à lareira, conversando com os anfitriões. A sala de jogos é outro local a não perder e finalmente a cozinha rústica com mobiliário em granito, digno de ser analisado ao mais pequeno pormenor. Aquando do passeio pelo jardim, encontra a piscina. Logo ali uma construção impõem-se à vista. Um antigo sequeiro foi adaptado e alberga actualmente dois quartos. O facto de os quartos estarem equipados com televisão (nem sempre disponível nos turismos de habitação) pode ser uma boa notícia para quem não tenha intenções de se desligar do mundo exterior. Porém, com uma varanda tão comprida, suportada com pilares de granito é uma pena perder tempo com coisas que poderá fazer noutro local. Este parece ser o sítio certo para ver o dia partir ou, para os mais aventureiros, senti-lo chegar.

2002-02-11
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora