Aldeia da Cuada

Situado na costa oeste da ilha das Flores, num pequeno planalto sobranceiro à Foz da Ribeira Grande, o aldeamento turístico da Cuada é composto por 10 casas originais recuperadas e adaptadas às actuais necessidades de conforto, sem perder a traça rural das casas construídas em pedra. Com a zona balnear da Fajã Grande a apenas dois km de distância, é difícil acreditar que estamos num paraíso rural quase intocado, em que o verde dominante só é rasgado pelo basalto dos muros e das casas desta aldeia, que foram recuperadas respeitando a traça original. Todas elas estão equipadas com cozinha e dispõem de um convidativo pátio com cadeiras e espaço para churrasco. A qualidade da intervenção valeu-lhe a distinção regional de ser considerada Património Cultural com Interesse Histórico, Arquitectónico e Paisagístico. Ali mesmo, a 2 quilómetros, na zona balnear da freguesia da Fajã Grande, um dos locais da ilha das Flores mais procurados na época do Verão, um mar de azul profundo convida a um banho vitalizante. À espera, na esplanada do restaurante local, a os temperos da deliciosa gastronomia da ilha retemperam forças.

Localização: Campo
Nº de camas: 34
Nº de quartos: 24
Observações: Outros contactos: 292592856 (Tel), 292590050 (Fax).
Preço Época Alta: 70.00
Preço Época Baixa: 55.00
Categoria: Turismo de Aldeia
Morada: Aldeia da Cuada
Código Postal: 9960 070 FAJÃ GRANDE
Tel: 292590040
E-mail: aldeiacuada@mail.telepac.pt
Site: www.aldeiadacuada.com
Distrito: Ilha das Flores
Concelho: Lajes das Flores
Freguesia: Fajã Grande

Aldeia da Cuada na Ilha das Flores


Era uma vez uma aldeia de onde partiram todos os habitantes. Uns anos depois alguém se lembrou de reconstruir as casas e começar a receber turistas. Uma óptima ideia, e assim nasce o pretexto para visitar a aldeia da Cuada, nas Flores.


Rui Coelho

O que fazer

Hoje, quem fica a dormir na Aldeia da Cuada, pode experimentar o sabor da vida de outros tempos e ter um contacto muito próximo com a natureza. A partir da aldeia, e seguindo a pé pelos vários percursos possíveis, há quedas de água, lagoas deslumbrantes, encostas inteiras de musgo e flores selvagens, matas e muitas vistas de mar, onde às vezes se vê ao largo a pequena Ilha do Corvo.

As Flores são um dos melhores locais de Portugal para mergulhar e pescar dada a abundância de espécies marinhas e a transparência do mar. É impressionante a quantidade de peixe que se vê à vista desarmada, bem como a facilidade com que os locais pescam abundantemente com canas rudimentares.

Passeando de carro pelos montes, para além das variações da paisagem, é possível ver muitos coelhos - considerados uma praga e aos quais é possível dar caça todo o ano, diz-se que ainda há quem use, ilegalmente, a antiga técnica de fazer entrar os furões nas tocas para obrigar os coelhos a sair para uma morte certa. Junto à Aldeia da Cuada está a povoação da Fajã Grande, o ponto mais ocidental da Europa não continental, e junto a este, a Poça do Bacalhau, a pequena lagoa onde desagua uma altíssima queda de água. A apenas alguns metros de distância uma praia de grandes pedras cinzentas com um sete de ondas arrasador.

Na Ilha das Flores moram 4.000 pessoas, dizem as estatísticas publicadas, mas parecem menos. Quatro mil, ou não, são simpáticos e parecem conhecer-se todos... Há algumas pequenas povoações espalhadas pela Ilha, sendo as maiores Santa Cruz e Lajes. A Ilha é toda ela um hino à natureza. Em algumas partes a vegetação é exótica e selvagem, noutras parece que estamos num organizado jardim com intermináveis canteiros de Hortênsias. É uma questão de passear e descobrir.

2002-05-21
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora