218º

de 11206
ver todos

A Tasca do Zé Russo

218º

de 11206
ver todos

Situada na zona oriental de Lisboa, A Tasca do Zé Russo é um reduto de boa cozinha portuguesa, simples e bem trabalhada, à base de grelhados, com peixe e carne de qualidade. A decoração presta homenagem à tasca portuguesa, de ambiente familiar e acolhedor, onde o prato do dia nunca falha e os clientes fiéis são os mesmos desde há muitos anos. Uma das últimas verdadeiras tascas da capital.

Dia(s) de Encerramento: Domingos, Sábados (Jantares)
Especialidades: Peixe: Espetada de lulas com pimentos; Dourada escalada. Carne: Plumas de porco preto; Picanha do Brasil; Entrecosto; Espetada de vitela; Frango no churrasco. Doces: Bolo de bolacha.
Estacionamento: Sim
Horário de Encerramento: 22:00
Lotação: 104
Observações: Outro contacto: 218376002.
Preço Médio: 15.00
Recomendado para grupos: Sim
Tipo de Restaurante: Portuguesa
Horário de Funcionamento: Das 12:00 às 15:30 e das 19:00 às 22:00.
Morada: Rua Vale Formoso de Cima 264
Código Postal: 1950 274 LISBOA
Tel: 218592140
E-mail: tascazerusso@gmail.com
Site: www.tascazerusso.com
Distrito: Lisboa
Concelho: Lisboa
Freguesia: Marvila

Tasca Zé Russo - Lisboa


Uma tasca de respeito.


Mafalda César Machado

Já tem morada electrónica, e até um site na Internet. Situações que pareceriam inverosímeis na época longínqua da sua fundação.A geração que hoje o controla, onde a figura da neta do seu primeiro dono, D. Gina, é a referência da casa soube dar-lhe a volta, mantendo o suposto ambiente de tasca, com as necessárias adequações à actualidade.

A sua presença no atendimento e controle das mesas sempre cheias, especialmente à hora do almoço, é fundamental. Basta uma visita para perceber que muitos clientes já adquiriram o estatuto de amigos

Não é óbvia a localização do restaurante, numa zona industrial próxima da Expo, mas não é nada que um moderno GPS ou um simples telefonema não possam resolver.

A história desta casa tem o seu quê de curioso. Começou pelos anos 30 a trabalhar como carvoaria com alvará para venda de petróleo e ao mesmo tempo casa de pasto e taberna. Actividades que evidentemente hoje não existiriam em simultâneo, tendo evoluído da exclusividade da casa de pasto até à Tasca do Zé Russo de hoje. Zé Russo bem retratado na sala principal é obviamente o fundador desta casa que se divide por várias salas e recantos.

À entrada, onde normalmente se acumulam os clientes que esperam pelo seu turno, são visíveis os produtos frescos. É aí que são escolhidos. E para quem queira amenizar a espera, bolinhos de bacalhau ou queijinhos estão disponíveis.

Especialidades da casa

Os grelhados que podem ser de peixe e de carne são a componente mais forte. Referenciem-se também as sopas, que têm como característica a substancialidade. Bons exemplos são a de feijão e a de nabiças. A espetada de lulas com pimento, cebola e bacon bem servida com grelos ou feijão verde salteado e batatas cozidas e a espetada de vitela são duas outras boas escolhas.

2006-12-13
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora