Situada na zona oriental de Lisboa, A Tasca do Zé Russo é um reduto de boa cozinha portuguesa, simples e bem trabalhada, à base de grelhados, com peixe e carne de qualidade. A decoração presta homenagem à tasca portuguesa, de ambiente familiar e acolhedor, onde o prato do dia nunca falha e os clientes fiéis são os mesmos desde há muitos anos. Uma das últimas verdadeiras tascas da capital.
Dia(s) de Encerramento: Domingos, Sábados (Jantares)Já tem morada electrónica, e até um site na Internet. Situações que pareceriam inverosímeis na época longínqua da sua fundação.A geração que hoje o controla, onde a figura da neta do seu primeiro dono, D. Gina, é a referência da casa soube dar-lhe a volta, mantendo o suposto ambiente de tasca, com as necessárias adequações à actualidade.
A sua presença no atendimento e controle das mesas sempre cheias, especialmente à hora do almoço, é fundamental. Basta uma visita para perceber que muitos clientes já adquiriram o estatuto de amigos
Não é óbvia a localização do restaurante, numa zona industrial próxima da Expo, mas não é nada que um moderno GPS ou um simples telefonema não possam resolver.
A história desta casa tem o seu quê de curioso. Começou pelos anos 30 a trabalhar como carvoaria com alvará para venda de petróleo e ao mesmo tempo casa de pasto e taberna. Actividades que evidentemente hoje não existiriam em simultâneo, tendo evoluído da exclusividade da casa de pasto até à Tasca do Zé Russo de hoje.
Zé Russo bem retratado na sala principal é obviamente o fundador desta casa que se divide por várias salas e recantos.
À entrada, onde normalmente se acumulam os clientes que esperam pelo seu turno, são visíveis os produtos frescos. É aí que são escolhidos. E para quem queira amenizar a espera, bolinhos de bacalhau ou queijinhos estão disponíveis.
Especialidades da casa
Os grelhados que podem ser de peixe e de carne são a componente mais forte. Referenciem-se também as sopas, que têm como característica a substancialidade. Bons exemplos são a de feijão e a de nabiças. A espetada de lulas com pimento, cebola e bacon bem servida com grelos ou feijão verde salteado e batatas cozidas e a espetada de vitela são duas outras boas escolhas.