É o primeiro parque de campismo ecológico português - o primeiro com cinco estrelas - concebido de forma a respeitar o contexto natural onde estão inseridos os 81 hectares do complexo. Desde a selecção dos materiais utilizados na construção das infra-estruturas, ao tratamento de resíduos e aproveitamente das águas, a vida neste espaço obedece a princípios amigos do ambiente. Para além dos espaços destinados a tendas e auto-caravanas (alvéolos), o Zmar permite desfrutar da Natureza com toda a comodidade, escolhendo entre as unidades Zvilla, Hotelmóvel ou Chalets. Todos possuem cozinha equipada, sala com ar condicionado, televisão HD satélite e Internet. Inovadores são também os equipamentos disponíveis, dos quais se destaca a piscina de ondas coberta, o centro de bem-estar ou a quinta pedagógica, sendo estes apenas alguns dos argumentos que fazem do Zmar um conceito único.
Área (m2): 81000Na tranquilidade da costa alentejana, a vida ao ar livre conjuga-se com respeito pelo ambiente no conforto de cinco estrelas.
A recepção está impregnada do cheiro a madeira nova, num cartão-de-visita que faz jus ao conjunto do Zmar. O Z foi tomado de empréstimo à vizinha e bem conhecida Zambujeira do Mar, que dista 13 quilómetros.
Da estrada, a recepção é o único sinal que se avista, numa característica contrastante com a imagem habitual dos parques de campismo. No único eco camping resort de Portugal, a zona de alojamentos e serviços fica longe do alcatrão, recolhida dos carros que passam.
Não é difícil que assim seja. São 81 hectares de terreno, uma área difícil de abarcar por mentes urbanas pouco dadas a pensar na vastidão destas medidas. Tome-se por referência um rectângulo mais familiar, o campo de futebol, e multiplique-se por 81 para se ter uma ideia.
Uma estrada de terra batida conduz até ao local onde os carros devem ser esquecidos durante toda a estada. Depois ande-se a pé, alugue-se uma bicicleta ou um carrinho eléctrico, importa é não voltar a ligar um motor poluente e desligar das rotinas. Para trás, no caminho, ficaram courts de ténis, de padel e um desporto que estamos habituados a jogar em versão de mesa: aqui há campo de matraquilhos humanos.
Ao longe, as silhuetas das construções fundem-se na cor da paisagem. Zvilla, chalet ou hotelmóvel satisfazem a oferta de quem dispensa a tenda e, como a quase totalidade das construções, são de madeira. O material ajuda a garantir a temperatura adequada no seu interior, minimizando o recurso ao ar condicionado, além de a orientação dos edifícios tirar o máximo partido das sombras, sempre a pensar no ambiente.