28º

de 55
ver todos

Zmar - Eco Camping Resort & Spa

28º

de 55
ver todos

É o primeiro parque de campismo ecológico português - o primeiro com cinco estrelas - concebido de forma a respeitar o contexto natural onde estão inseridos os 81 hectares do complexo. Desde a selecção dos materiais utilizados na construção das infra-estruturas, ao tratamento de resíduos e aproveitamente das águas, a vida neste espaço obedece a princípios amigos do ambiente. Para além dos espaços destinados a tendas e auto-caravanas (alvéolos), o Zmar permite desfrutar da Natureza com toda a comodidade, escolhendo entre as unidades Zvilla, Hotelmóvel ou Chalets. Todos possuem cozinha equipada, sala com ar condicionado, televisão HD satélite e Internet. Inovadores são também os equipamentos disponíveis, dos quais se destaca a piscina de ondas coberta, o centro de bem-estar ou a quinta pedagógica, sendo estes apenas alguns dos argumentos que fazem do Zmar um conceito único.

Área (m2): 81000
Classificação: 5 estrelas
Localização: Campo
Lotação: 3000
Observações: Centro médico em funcionamento 24 horas. Dispõe de máquinas de lavar roupa.
Período de funcionamento: Todo o ano.
Acessibilidade de deficientes motores: Acessibilidade fácil
Acessibilidade física: Lugares de estacionamento para pessoas com deficiência, Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas, WC adaptado, Alojamentos Adaptados
Detalhe de acessibilidade física: Todos os edifícios no Zmar foram dotados de percursos em rampas e instalações sanitárias apropriadas que se encontram devidamente assinaladas. O Núcleo Central é todo plano, possui rampas com inclinações regulamentares, casas de banho exclusivas para pessoas com mobilidade reduzida. Todas as casas de banho e balneários do Zmar estão preparados para cadeiras de rodas. A piscina tem rampas de acesso e existe um tiraló para utilização da piscina com o máximo conforto. O acesso ao interior da piscina é feito através de uma rampa com 6% de inclinação e de um corrimão localizado no eixo central da piscina. Existem 8 Zchalets Adaptados, todos possuem uma rampa de acesso com a inclinação regulamentar bem como uma casa de banho com as dimensões suficientes de forma a ser possível inscrever, no seu interior, uma zona de manobra com 1.50m de diâmetro. As portas são corridas. Os balneários dos campismo têm rampa, corredor de acesso com larguras regulamentares e 2 WC´s totalmente adaptados. Existem também balneários adaptados no Zpa e nas Piscinas. O percurso das piscinas até aos balneários e duches é plano. Após a utilização das piscinas está assinalado o percurso de acesso aos balneários e duches. Na Tenda de Eventos o acesso para mobilidade reduzida faz-se pelo nível do rés-do-chão. A Recepção possui uma rampa e casa de banho adaptada. Existem lugares de estacionamento especiais para clientes com mobilidade reduzida, tanto no Núcleo Central como na Recepção. O parque de diversões Kidz tem brinquedos especialmente adaptados para crianças com mobilidade reduzida.
Informação acessível: Percursos tácteis, Visitas guiadas para pessoas com necessidades especiais
Morada: Herdade-A-de-Mateus
Código Postal: 7630 011 ODEMIRA
Tel: 707200626
E-mail: info@zmar.eu
Site: www.zmar.eu
Distrito: Beja
Concelho: Odemira
Freguesia: São Salvador

Zmar Eco Camping Resort - Odemira


Campismo de bem-estar


Alda Rocha

Na tranquilidade da costa alentejana, a vida ao ar livre conjuga-se com respeito pelo ambiente no conforto de cinco estrelas.

A recepção está impregnada do cheiro a madeira nova, num cartão-de-visita que faz jus ao conjunto do Zmar. O Z foi tomado de empréstimo à vizinha e bem conhecida Zambujeira do Mar, que dista 13 quilómetros.

Da estrada, a recepção é o único sinal que se avista, numa característica contrastante com a imagem habitual dos parques de campismo. No único eco camping resort de Portugal, a zona de alojamentos e serviços fica longe do alcatrão, recolhida dos carros que passam.

Não é difícil que assim seja. São 81 hectares de terreno, uma área difícil de abarcar por mentes urbanas pouco dadas a pensar na vastidão destas medidas. Tome-se por referência um rectângulo mais familiar, o campo de futebol, e multiplique-se por 81 para se ter uma ideia.

Uma estrada de terra batida conduz até ao local onde os carros devem ser esquecidos durante toda a estada. Depois ande-se a pé, alugue-se uma bicicleta ou um carrinho eléctrico, importa é não voltar a ligar um motor poluente e desligar das rotinas. Para trás, no caminho, ficaram courts de ténis, de padel e um desporto que estamos habituados a jogar em versão de mesa: aqui há campo de matraquilhos humanos.

Ao longe, as silhuetas das construções fundem-se na cor da paisagem. Zvilla, chalet ou hotelmóvel satisfazem a oferta de quem dispensa a tenda e, como a quase totalidade das construções, são de madeira. O material ajuda a garantir a temperatura adequada no seu interior, minimizando o recurso ao ar condicionado, além de a orientação dos edifícios tirar o máximo partido das sombras, sempre a pensar no ambiente.

2009-08-26
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora