Work It - espaço criativo

Inaugurado em outubro no Península Boutique Center, o Work It é espaço dedicado à formação em diversas áreas, com especial destaque para a culinária e à pastelaria. Propõe ateliês e cursos de curta duração ministrados por por chefes convidados, artesãos culinários, chocolateiros, bloggers e profissionais qualificados em cada tema.

Morada: Praça do Bom Sucesso 159 Península Boutique Center
Código Postal: 4150 146 PORTO
Tel: 917001802
E-mail: workit@sott.pt
Site: www.facebook.com/WorkItespacocriativo?fref=ts
Distrito: Porto
Concelho: Porto
Freguesia: Massarelos

Work It – espaço criativo


Momentos de partilha


Andreia Fernandes Silva

Os sabores dos dias frios já chegaram a um espaço onde a criatividade é o ingrediente base para um par de horas bem passado. A corrida às oficinas de culinária não apaga a intenção de alargar a criatividade a muitas outras áreas, da floricultura à costura, passando pela carpintaria e pelo team building.

Mal se entra, um rodopio de tachos, risos e movimentos curiosos para espreitar o que está a ser feito. Junto ao fogão a azáfama de mãos revela um dos momentos de mais uma oficina de culinária do Work It, um espaço recente, mas já em permanente ebulição.

Bem perto do S. Martinho, espreitamos um grupo de colegas de trabalho que estava a preparar uma ementa onde o ingrediente principal era da época: a castanha. E à medida que os cheiros se apuravam, a campainha do forno ia dando sinais de que tudo estava a correr ao ritmo certo.

Os primeiros a despertar as atenções foram os rolos de alheira e castanha. Quase em simultâneo, mãos hábeis tocavam nos miminhos, a sobremesa, e os desenformavam para arrefecerem junto à janela.

Em cima da banca, os rolinhos de peru com recheio de castanha e maçã foram cortados numa tarefa partilhada a muitas mãos. Na mesa situada ao centro deste espaço criativo já estavam os acompanhamentos: arroz de castanhas e linguiças e o prato de couves de Bruxelas com cebolinha, bacon e, claro está castanhas. E a refeição continuou regada por jarros de sangria e muita descontração.

Esta cena repete-se com frequência ali num dos espaços do Península Boutique Center, no Porto. Desde a abertura, em meados de setembro, vários grupos de conhecidos, ou não, partilharam conhecimentos em experiências que mais do que a tarefa têm sido mote para o convívio e uma aprendizagem descontraída.

Espaço multifuncional

A aproximação do Natal tem aumentado a procura pelas diferentes oficinas ali organizadas e lideradas por chefes, artesãos, mestres chocolateiros ou bloggers. Para além das propostas do Work It, com frequência são organizadas oficinas para grupos a pedido e o espaço pode ser alugado.

Já ali se dinamizaram despedidas de solteiro, encontros de amigos ou atividades para empresas. De 15 em 15 dias, aos domingos de manhã é a vez das crianças preparem pequenas iguarias. E a chegada das férias de Natal vai também trazer atividades para ocupação dos mais novos em algumas tardes durante a semana.

Susana Sott, a responsável, explica que procurou um espaço versátil, bem localizado e com bons acessos. E na hora de escolher o local, a existência de janelas com vista para o renovado Mercado do Bom Sucesso, aguçaram o apetite desta profissional habituada a organizar eventos.

Numa sala ampla onde impera o branco há mesas que se podem organizar consoante a formação e à medida das necessidades. Para além da zona de cozinha há também um cantinho verde a aguardar atividades relacionadas com ervas aromáticas, a floricultura e tudo o que a imaginação proporcionar.

Se as oficinas de culinária representam mais de 80% da procura, Susana Sott pretende que este espaço sirva também para outros cursos. Da costura, à bricolage, passando pela carpintaria, reciclagem, fotografia digital, coaching ou pelo team building. A ideia é dar largas à imaginação e criar momentos curtos onde o convívio e a partilha sejam a tónica dominante. E já agora, as atividades da Work It também podem ser transformadas em vouchers de oferta.

 

Work It
Península Boutique Center, Loja 228, 1º piso, Porto
workit@sott.pt

 


Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora