Serra de Monchique

Altitude (m): 902

Localizada entre as serras do Espinhaço de Cão e do Caldeirão, a serra de Monchique separa o Alentejo do Algarve, pertencendo ao Maciço Antigo, a Sul do Tejo. Tem a orientação geral Oeste-Este e mede 30 quilómetros de comprimento.

Observações: Em Monchique, a 250 metros de altitude, brotam 6 fontes de água termal.
Título: A Serra mais alta do Algarve
Código Postal: 8550 274 MONCHIQUE
Distrito: Faro
Concelho: Monchique
Freguesia: Monchique

Roteiro Yeti 4 - Piquenique em Monchique


À descoberta do outro Algarve


Rui Nogueira

Um dia diferente no Algarve para quando a praia apeteça menos ou se queira fugir às multidões e ao barulho. O Skoda Yeti é a companhia ideal para transportar a família e a mala do piquenique até ao topo da serra de Monchique. E se houver nevoeiro lá em cima ou os parques de merendas não estiverem convidativos, o próprio carro pode rebater bancos e fornecer a «sala» para um piquenique sobre rodas com o resto do Algarve a seus pés.

Tema: Um dia com a família no Algarve mas longe das multidões
Pretexto: Aproveitar a capacidade de carga e a modularidade interior do Skoda Yeti para organizar um piquenique na serra de Monchique
Região: Algarve
Como chegar: Pela A22 (Via do Infante) saindo no nó de Lagos
Local de Início: Zoo de Lagos (Barão de São João)
Local de fim: Alto da Fóia, serra de Monchique
Extensão máxima: 80 km
Características: Itinerário em linha com início no Zoo de Lagos e final no topo da serra de Monchique
Pontos de interesse: Caldas de Monchique, serra de Monchique, miradouro da Fóia
Actividades: Visita ao Zoo de Lagos; spa e passeio nas caldas; piquenique e passeio a pé na serra de Monchique

Estar no Algarve, mesmo em Agosto, não é, neces-sariamente, sinónimo de ter que estar na praia de manhã até à noite. Há outras alternativas e, para as descobrir, nada melhor que um companheiro seguro e versátil como é o seu Skoda Yeti.

O passeio que aqui se propõe desenrola-se no Barlavento algarvio e começa pela visita ao curioso e bem organizado Parque Zoológico de Lagos. Fica a noroeste de Lagos, em Barão de São João, não muito longe da aldeia de Bensafrim e do nó extremo da A22 (Via do Infante). Como programa de família, vendo lémures, ratos da pradaria, aves diversas e demais bicharada, não há melhor.

Depois, é hora de rumar à serra de Monchique, ponto culminante desta província e cenário de um Algarve totalmente diferente. Pode aventurar-se de Bensafrim para norte, ao longo do emaranhado de estradas secundárias que sobem pelas vertentes da serra ao encontro de Marmelete ou de Casais.

2010-08-25
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora