Serra da Cabreira

Actividades desportivas / lazer: Percursos pedestres não sinalizados
Altitude (m): 1261

Granítica e alta, esta serra onde nasce o rio Ave desenvolve-se a sul do Gerês, na linha de transição do Minho para Trás-os-Montes, dividindo as bacias hidrográficas dos rios Cávado e Tâmega. Foi florestada nos anos 40 pelos Serviços Florestais que aqui deixarm uma impressionante rede de estradas, pontes e casas da guarda. O caminho principal, acessível,pelo menos no Verão aos automóveis convencionais, liga os Moinhos de Rei, à saída de Cabeceiras à ldeia de Anjos, perto de Vieira do Minho. Existem, ainda, trilhos pedestres e percursos de BTT, que permitem descobrir os segredos da serra da Cabreira.

Título: Serra encantada
Código Postal: 4860 011 ABADIM
Distrito: Braga
Concelho: Cabeceiras de Basto
Freguesia: Abadim

Roteiro Yeti 2 - Serras do Minho


Pelos caminhos da Cabreira


Rui Nogueira

Um binómio de sucesso: o seu Skoda Yeti e uma bicicleta todo-o-terreno, a combinação ideal para descobrir as maravilhas das serras da Cabreira, entre Cabeceiras de Basto e Vieira do Minho. O carro transporta-o de forma rápida, cómoda e segura desde Lisboa, Porto ou qualquer outra cidade, com todo o equipamento a bordo. Depois, quando o asfalto se acaba, tem aptidão para circular nos estradões e estradas florestais. E, para ir ainda mais longe e sentir de perto a Natureza, pode trazer uma BTT, seja no interior do carro (com a roda dianteira desmontada e acomodada no vasto espaço proporcionado pela bagageira Varioflex), seja amarrada nos suportes exteriores.

Tema: Descobrir as paisagens da serra da Cabreira
Pretexto: Tirar partido da capacidade de arrumação interior do Skoda Yeti para explorar de BTT a serra da Cabreira
Região: Minho, orla sul do Parque Nacional da Peneda-Gerês
Como chegar: Em Cabeceiras de Basto apanhar a estrada para a Póvoa de Lanhoso (EN205) e cortar à direita 1,5 km depois para Moinhos de Rei, subindo até ao parque florestal de Veiga
Local de Início: Parque florestal de Veiga
Local de fim: Campo de futebol de Anjos (Vieira do Minho)
Extensão máxima: 14 km (percurso fora de estrada)
Características: Itinerário em linha com algumas variantes, nomeadamente um ramal para a aldeia típica de Agra (ideal como trajeto ciclável ou pedestre, ainda que seja também acessível a SUV)
Pontos de interesse: Museu das Terras de Basto (antiga estação de Arco de Baúlhe), Mosteiro de Refojos de Basto, parque florestal e viveiros de Veiga, aldeia de Agra; a 30 km de Vieira do Minho o Parque Nacional da Peneda-Gerês
Atividades: BTT ou caminhada na serra da Cabreira; canoagem ou prancha à vela na albufeira da Caniçada

Com a nova rede de autoestradas, parte das quais (até ver) sem cobrança de portagens, a viagem para Cabeceiras de Basto deixou de ser um tormento. Chega-se aqui num abrir e fechar de olhos, vindo do Porto pela A3 (até ao nó para Guimarães) e A7 (nó de Cabeceiras). O mesmo se diga para quem venha de Chaves ou de Vila Real, neste caso pela A24 e A7 (nó de Vila Pouca de Aguiar).

Para norte de Cabeceiras e quase até ao vale do Cávado estende-se a serra da Cabreira, uma das mais bonitas e menos conhecidas do Minho. Apesar das cicatrizes deixadas por décadas de fogos florestais, continua a ser um paraíso natural onde não faltam matas frondosas, miradouros, quedas de água e aldeias pitorescas. É este pedaço desconhecido de Portugal que o convidamos a descobrir, primeiro ao volante do seu Yeti e, depois, de bicicleta ou a pé.

O itinerário, com 14 km, desenvolve-se ao longo de um estradão de cumeada que une o parque florestal de Veiga ao campo de futebol de Anjos. Para quem ainda se lembre dos velhos tempos do Rali de Portugal é, nem mais nem menos que o antigo troço, umas vezes chamado Cabreira, outros Vieira do Minho, feito em sentido inverso.

2010-08-11
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora