Fica no centro de Lisboa e resulta da concretização de um sonho de quatro amigos. Apresenta-se como o primeiro restaurante em Portugal a unir as cozinhas asiática e centro-americana convidando-o a embarcar numa verdadeira viagem sem sair da capital portuguesa. Tomaz Reis, Mo Lisbona, Pedro Lopes e Rafael Almeida, agora sócios, contam com muitos anos na área da gastronomia e produção de eventos, e decidiram agora juntar-se em Lisboa e criar um projeto que honrasse a multiculturalidade das suas histórias familiares e percursos. Uma mistura nova, diferente e pioneira, que condiz com este conceito onde se retratam as diversificadas ascendências de toda a equipa e experiências em Nova Iorque, Sydney, São Paulo, Copenhaga, Barcelona, entre outros locais.
Como o próprio nome indica, Salta é abreviatura de "Saltapatrás", uma das novas classificações dos povos que surgiu do cruzamento dos colonos asiáticos com os nativos da América Central, aquando da Colonização Espanhola.
Experimente, por exemplo, os Nigiris de atum blue fin com um twist, Tacos de peixe do dia com polme inspirado na tempura japonesa e Tortilhas caseiras, cremosos croquetes de perna de pato confitada ou o Tiradito de hamachi com jalapeño fermentado, planta gelo e yuzu. Dois dos ex-líbris são o Bife de wagyu e as Short ribs de vaca Black Angus australiano maturados durante 30 dias. Para finalizar, algo tropical como o pudim de manga com granita de lichia e pérolas de tapioca com leite de côco ou brownie de chocolate com miso, doce de leite e praliné de avelãs.
Créditos fotos: Gabriell Vieira