Restaurante localizado na Estefânia, na esquina com a Avenida Casal Ribeiro. O nome Zaafran é inspirado na especiaria exótica, sendo a cozinha de inspiração indiana. A ementa é reflexo de uma viagem. Viagem que tem início na India, região do Gujarat, que passa por Moçambique até chegar a Lisboa. O restaurante Zaaafran não pretende ser um restaurante de comida de fusão, é antes um local que reflecte a fusão vivida pelas pessoas que o fazem. Um espaço descontraído e ligeiro ao almoço, sofisticado e intimista ao jantar. A decoração é minimalista com pequenos detalhes inspirados na Índia.
Animação: Ocasionalmente apresenta Danças OrientaisPrepare-se para um toque de exotismo. Venha experimentar sabores da Índia e de África num espaço moderno e cosmopolita bem no centro da cidade, ali à Estefânia. Bem-vindo ao Zaafran (que é como quem diz "açafrão").
Durante mais de trinta anos foi uma loja de móveis mas em 2008 sopraram ventos de mudança e o objecto de negócio tornou-se mais efémero e aromático. O Zaafran é um restaurante familiar que funde na ementa as origens genealógicas dos proprietários. Bob Daud e Abdul Wahid, pai e filho respectivamente, trazem a Índia no sangue, África na alma e o Islão no coração. O resultado é uma carta que conjuga referências gastronómicas indianas, moçambicanas e árabes num espaço de ambiente europeu e minimalista.
À porta é o próprio Neptuno do largo da Estefânia que propõe uma viagem de sabores. A rota é a das especiarias, ou não fosse o nome, Zaafran (açafrão), o mote para uma ementa bem condimentada. Não faltam as tradicionais chamuças, pakora (pastéis indianos feitos de tiras de batata, beringela e cenoura), o pão indiano, nan, feito no tandor (forno tradicional de barro) e o roti, de farinha integral, também cozido no tandor. Se quiser inovar peça as espetadas de cabrito (sheek kebab) de sabor bem apurado.
O caminho a seguir depois depende do rumo que der ao leme. Para a Índia, com os tradicionais Paneer Tikka Massala (queijo indiano com molho de especiarias e natas), Biryani (arroz basmati cozinhado em especiarias com batata, ervilha, couve e cenoura), os Tandoori e os caris (de peixe e cabrito). Para África, se optar pelo caril de camarão com molho de coco, o caril de caranguejo ou as gambas à Ponta d’Ouro, fritas à moda de Moçambique e acompanhadas por batata frita ou arroz. Se quiser ficar por Portugal experimente os bifes exóticos. O Baglah é frito à portuguesa com molho e batata frita. O Zaafran é grelhado com gengibre e alho, e vem servido com pakora de vegetais e chutney de manga.
Dois menus à sua escolha