de 24
ver todos

Restaurante Sitio da Pedralva

de 24
ver todos

Inaugurado em Março de 2011, o Sítio da Pedralva faz parte do projecto turístico da Aldeia da Pedralva, embora tenha uma gestão distinta. O projecto é de Patrícia Pires da Silva e Luís Matos Lima e a cozinha está a cargo do chef Bernardo Nabais.
É um restaurante de comida tradicional com assinatura, com alguns pratos regionais emblemáticos como o Polvo à Lagareiro, os Carapaus Fritos com Açorda de Tomate Assado e Poejo ou os Lombinhos de Porco Preto com Xerém de Morcela. Para além dos pratos, há uma ementa variada de petiscos. As sobremesas são regionais.

Ambiente e decoração: Ambiente descontraído. Na decoração predomina o branco das paredes e das mesas, que contrasta com as cores vivas de outros elementos.
Dia(s) de Encerramento: Não encerra
Especialidades: Entradas e petiscos: Farinheira à Brás, Croquetes de alheira com mayonese Dijon; Queijo Camembert no forno com frutos silvestres e mel regional; Saladas de polvo à Pedralva; Grão com bacalhau fresco.Pratos: Peito de frango recheado com alheira, abóbora e grelos salteados com sésamo e molho de vinho do Porto; Lombinhos de porco preto, xerém de morcela e grelos salteados; Carapaus fritos com açorda de tomate assado e poejo; Polvo à Lagareiro.Doces: Doces regionais, Dom Rodrigo com morangos marinados; Torta de laranja com sorbet de limão; Bolo de amêndoa.
Estacionamento: Sim
Lotação: 32
Necessidade de reserva: Aconselhável
Observações: Outro contacto: 914440404Encerra em Novembro e Dezembro. Em Outubro funciona de 5ª a Domingo
Período de Férias: Encerra em Novembro e Dezembro
Preço Médio: 22.00
Tipo de Restaurante: Portuguesa, Regional
Horário de Funcionamento: Pequenos-almoço: das 08:00 às 10:00.Almoço: das 12:30 às 15:00.Jantar: das 19:00 às 22:00.
Acessibilidade física: Entrada e acesso à sala possível por pessoas em cadeira de rodas, WC adaptado
Morada: Rua de Baixo Casa da Pedralva
Código Postal: 8650 401 VILA DO BISPO
Tel: 282639369
E-mail: sitiodapedralva@gmail.com
Site: www.facebook.com/sitiodapedralva
Distrito: Faro
Concelho: Vila do Bispo
Freguesia: Vila do Bispo

Restaurante Sítio da Pedralva – Vila do Bispo


Um chefe na aldeia


Nelson Jerónimo Rodrigues

A cozinha tradicional mas com assinatura deste restaurante é o mais recente motivo de visita à Aldeia da Pedralva, um pequeno povoado da costa vicentina que voltou a ganhar vida depois de várias décadas de abandono. Também esta casa recupera as memórias da região, mas no que aos sabores diz respeito, e ainda lhe junta um toque de criatividade e outro tanto de simpatia.

Embora seja dos segredos mais bem guardados do Algarve, a Aldeia da Pedralva é bem fácil de encontrar e pede apenas um desvio de cinco minutos para quem faz a estrada (N268) entre Vila do Bispo e Aljezur.

A perda de rede no telemóvel indica-nos que estamos no bom caminho e no fundo de um vale desafogado lá está o casario branco, junto que nem um cacho. O restaurante fica numa ponta da localidade, mesmo em frente à famosa Pizza Pazza, que muitos garantem ter as melhores pizzas do Algarve e arredores.

No Sítio da Pedralva a ementa também faz incursões à gastronomia italiana e de outros cantos do mundo mas é a cozinha regional que merece honras de destaque. E a exemplo da aldeia, também ela gosta de ter uma perna no mar (fica a meia dúzia de quilómetros) e outra no campo por isso a oferta é muita e variada.

Jogo de materiais

A esplanada, tão desafogada como as vistas que oferece para os montes em redor e para as hortas dos poucos habitantes locais, serve de cartão de visita à casa mas é no interior que ela revela todo o seu charme.

Aqui, as paredes caiadas a branco contrastam com as janelas azuis e com o colorido dos copos, dos guardanapos e das cadeiras. Depois, o tecto em madeira, o chão em tijoleira e os elementos em ferro forjado prolongam-se para a sala anexa, onde fica um pequeno bar e a recepção da Aldeia da Pedralva.

Algumas peças mais étnicas não retiram o cunho algarvio ao espaço – antes fazem lembrar a influência muçulmana naquelas paragens -, enquanto os móveis antigos evocam o passado desta aldeia, tal como acontece com a decoração e o mobiliário das restantes habitações que compõe este “empreendimento” de turismo de aldeia.

2011-09-28
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora