11º

de 71
ver todos

Restaurante Papaboa

11º

de 71
ver todos

Junto ao Castelo de Guimarães, o Papaboa, a funcionar desde 2003, aposta na "nova cozinha portuguesa", num ambiente distinto, de grande conforto onde sobressai o bom gosto e arte de bem receber. A cozinha é da responsabilidade de uma jovem chefe natural da cidade, Isabel Vitorino, que recria alguns dos mais tradicionais pratos da gastronomia portuguesa.

Acessos para deficientes: Não
Animação: Jantar acompanhado por piano ao vivo às sextas e sábados.
Dia(s) de Encerramento: Domingos
Especialidades: Peixe: Arroz de peixe; Espetada de peixe; Tamboril com amêijoas e molho de salsa; Spaghetti com gambas; Polvo à Papaboa; Fondue de lagosta com gambas; Bacalhau com broa. Carne: Barrosã na pedra (2 pax); Lombo de porco preto com puré de maçã; Folhado de frango com cogumelo selvagem e bacon; Tagliatelle com frango; Fondue (lombo boi); Picanha à brasileira; Espetada mista de porco preto; Naco de novilho com molho especial. Doces: Profiteroles com chocolate quente; Frescura de ananás; Crepe surpresa; Semifrio à Papaboa; Pêra bêbeda com gelado de baunilha; Tiramisu à Papaboa; Concha de bolacha com gelado e fruta fresca.
Horário de Encerramento: 23:00
Lotação: 50
Necessidade de reserva: Aconselhável
Período de Férias: Última quinzena de Agosto
Preço Médio: 25.00
Tipo de Restaurante: Portuguesa
Horário de Funcionamento: Das 12:30 às 15:00 e das 19:30 às 23:00.
Área para fumadores: Não Fumadores
Morada: Rua de Valdonas 4
Código Postal: 4800 476 GUIMARÃES
Tel: 253415872
E-mail: papaboa@papaboa.pt
Site: www.papaboa.pt
Distrito: Braga
Concelho: Guimarães
Freguesia: Oliveira do Castelo

Restaurante Papaboa - Guimarães


Novos Sabores Portugueses.


Sara Raquel Silva

A paredes-meias com o Castelo de Guimarães, o Restaurante Papaboa dá a conhecer novos cambiantes da cozinha portuguesa pela mão de Isabel Vitorino, uma jovem chefe natural da cidade.

Cidade tradicionalista por excelência, Guimarães guarda – além do seu antigo Castelo e Centro Histórico, elevados a Património da Humanidade – um restaurante que surpreende, o Papaboa. À primeira vista, pela arquitectura e decoração – arrojada e minimalista, da autoria de Francisco Teixeira e Jorge Araújo. À segunda, pela carta, onde os pratos costumeiros da gastronomia portuguesa não dispensam um toque de novidade, e as criações da chefe Isabel Vitorino aliam com mestria a novidade e a tradição.

Desígnio Familiar

Inaugurado há cerca de dois anos, o restaurante é gerido por dois irmãos: Isabel e Filipe Vitorino. Ambos deixaram a cidade de Guimarães, de onde são naturais, para estudar hotelaria, no sul do país. Ela formou-se na Escola do Estoril, em Cozinha e Pastelaria e ele na Universidade do Algarve, em Gestão Hoteleira.

Estagiaram em alguns dos melhores hotéis do país durante cerca de dois anos e, concluída a formação, regressaram à terra de origem para “criar um restaurante único na cidade”, explicam, “onde a oferta prima sobretudo pela gastronomia regional”. O pai ofereceu-lhes o espaço – uma antiga casa de infância, pertença da avó – e os irmãos agarraram a oportunidade com visão.

A princípio a proposta inovadora do Papaboa foi recebida com estranheza. “Os estrangeiros de visita à cidade para reuniões de negócios foram os primeiros a aderir às nossas sugestões”, contam. Mas, actualmente a clientela já fala português. Os vimaranenses renderam-se.

“Quem prefere um ambiente mais intimista e sofisticado vem até cá, pois garantimos sempre espaço suficiente entre as mesas para que cada um possa jantar e conversar com privacidade, prática cada vez menos frequente”, justificam.

Por outro lado, acrescentamos nós, e porque os olhos também comem, o empratamento é cuidado e a decoração, irrepreensível. E aos fins-de-semana nem sequer falta um pianista, embora, atente-se que, apesar de elegante, o ambiente do Papaboa é desempoeirado.

2005-12-27
Seja o primeiro a avaliar
Receba as melhores oportunidades no seu e-mail
Registe-se agora